MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Paulistano está mais endividado no mês

Após aquele que, segundo empresários e governo, foi o melhor Natal da década, o nível de endividamento e de contas em atraso entre os consumidores paulistanos cresceu neste mês, segundo pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2011, 14:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:52:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após aquele que, segundo empresários e governo, foi o melhor Natal da década, o nível de endividamento e de contas em atraso entre os consumidores paulistanos cresceu neste mês, segundo pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). O endividamento ficou em 51,2%, contra 45,7% em dezembro. A fatura das compras de dezembro com o cartão de crédito, além de impostos (IPTU e IPVA) e gastos escolares complicaram a vida do consumidor.

continua após publicidade

As famílias com renda de até dez salários mínimos (R$ 5.400) representam 55% desse total, enquanto na outra ponta o índice é de 37%. Em números absolutos, o total de famílias endividadas subiu de 1,639 milhão em dezembro para 1,836 milhão em janeiro.

Segundo a Fecomercio, o endividamento maior é reflexo da confiança que o consumidor expressou em dezembro, assim como a utilização maior de novos financiamentos nas compras de Natal e gastos de final de ano. Além disso, neste mês o consumidor aproveita liquidações e descontos.

continua após publicidade

Também houve aumento no número de famílias com contas em atraso, de 13% em dezembro para 15% em janeiro. Aqui também as famílias com renda de até dez mínimos são maioria (17%), enquanto apenas 5% das famílias com renda superior a esse patamar se encontram em tal condição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Paulistano está mais endividado no mês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!