Parasita

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Parasita

Uns vivendo em total conforto, outros na miséria. Uns lutando para sobreviver, outros desfrutando dos mais saborosos confortos que o dinheiro pode oferecer.

continua após publicidade

Entre eles, um abismo social. Poderíamos muito bem estar falando do Brasil, mas não. Pasmem, é a Coréia do Sul. 

Pois é, a desigualdade está em todo lugar. 

continua após publicidade

Enquanto a chuva cai, uns a consideram uma benção. Outros sofrem com o alagamento. Muito, pouco. Excesso, falta. Privilégio, necessidade.

Parasita
Foto por Reprodução

Esse é o mundo de Parasita, o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Esse é o mundo real.

Dirigido por Bong Joon-ho, que conta com Okja e Expresso do Amanhã em seu currículo, Parasita (Gisaengchung) é um filme sul-coreano de 2019 com gênero incerto, que flerta com drama, suspense e comédia. 

continua após publicidade

Seu elenco conta com Song Kang-ho, como Kim Ki-taek; Jang Hye-jin, como Kim Chung-sook; Choi Woo-shik, como Kim Ki-woo; Park So-dam; como Kim Ki-jung, Lee Sun-kyun, como Mr. Park e Cho Yeo-jeong, como Mrs. Park.

A família Kim está desempregada. Eles vivem em um porão, sujo, bagunçado, sobrevivendo de trabalhos pontuais que aparecem pelo caminho. Até que um dia, tudo pode mudar.

O filho mais velho da família Kim consegue um trabalho de professor temporário. Ele vai dar aulas de inglês para a filha de uma família rica, os Park. Uma oportunidade de ouro.

continua após publicidade

Aos poucos, ele vai encontrando meios de incluir sua irmã, pai e mãe em empregos na casa da família. Porém, como tudo na vida, esta “mudança” cobrará o seu valor.

Parasita
Foto por Reprodução

Parasita não foi surpresa no Oscar, foi esperado. Não levou os maiores prêmios da noite - Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme - de graça. 

continua após publicidade

Sua mensagem é forte, necessária, e sua forma de contar, construir e entregar um filme é brilhante.

Um longa não apenas para quem gosta de cinema, mas também para aqueles que estão interessados na realidade, no dia a dia das pessoas, onde muitos sentem falta do mínimo enquanto poucos esbanjam.

Na verdade, Parasita é um filme essencial. Se até o Oscar, um prêmio americano, e para americanos, deu atenção à desigualdade social, você também pode.

Depois de ver, vale até a reflexão: quem é realmente parasita?