Facebook Img Logo
  1. Banner
Andrey Gonçalves
Andrey Gonçalves

Repórteres de Guerra

Qual foi a fotografia mais forte que você já viu? 

Aquela que mais te incomodou, encostou em sua ferida, te fez pensar, consegue se lembrar?

Com a facilidade de acesso que temos a todos os tipos de conteúdo, graças à internet, estamos acostumados com cenas fortes, impactantes, viscerais.
 
Morte, guerra, violência, fome, desespero.

Os sites nos trazem essas imagens aos montes. Já parou para pensar que existem dois lados? Alguém, como você e eu, está vivendo uma situação de profundo sofrimento e outra pessoa está registrando tudo isso?


Existem pessoas por trás da imagem. Os fotógrafos são os olhos da sociedade e, por muitas vezes, eles explodem por não aguentar tamanha pressão.

Dirigido por Steven Silver, que possui em seu currículo uma vasta lista de documentários, Repórteres de Guerra (The Bang Bang Club) é um filme de 2010.

Seu elenco conta com Taylor Kitsch, como Kevin Carter, Malin Âkerman, como Robin Comley, Ryan Phillippe, como Greg Marinovich, Frank Rautenbach, como Ken Oosterbroek e Neels Van Jaarsveld, como João Silva.


Clube do Bangue-Bangue foi o nome dado ao grupo de quatro fotojornalistas, composto por Kevin, Greg, Ken e João. Eles trabalharam na África do Sul, entre 1990 e 1994, cobrindo toda a transição do regime Apartheid para um governo democrático.

O clube retrata tudo que estava acontecendo. Em geral, a violência extrema entre as facções que ali existiam nesse período. Os fotógrafos ficam extremamente chocados com o que veem.
 
Toda aquela brutalidade, a miséria, o sofrimento, o ódio.

Marcas registradas pelas lentes que, por mais premiadas que possam ser, marcarão a vida daquele grupo para sempre.

Repórteres de Guerra é um filme que, com certeza, te abrirá os olhos. Nunca mais você vai olhar para uma fotografia da mesma forma.
 
Depois do longa, a consciência de que existe uma pessoa por trás daquela foto, que se emociona, se sensibiliza, se choca, se destrói, agora faz parte de você.

 
E ficará aí dentro para sempre.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Andrey Gonçalves
Andrey Gonçalves
Andrey é redator publicitário, blogueiro, metido a desenhista e colecionador de hobbies desde 1991.
×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber