Como construir lista de tarefas te ajuda a ter mais foco

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Como construir lista de tarefas te ajuda a ter mais foco
fonte: Pixabay

Cada vez mais, dar conta de fazer todas as tarefas, simples e complexas, as que afetam o longo prazo e as de curto prazo, é mais difícil. A tecnologia, a velocidade da comunicação, a concorrência e a variabilidade do mercado impulsionam negócios e mudam padrões ate então estabelecidos, dificultando a produtividade no trabalho.

continua após publicidade

As vezes eu me desespero e você também, eu sei. Mas, eu me permito entrar em desespero por um minuto e depois começo a pensar em estratégias de como resolver. (Aprendi a pensar desse modo, com Jack, um médico, personagem de uma ótima serie americana de TV chamada Lost).

Desse modo, como resolver as tarefas do dia-a-dia?

continua após publicidade

Primeiro, monte uma “To do list” ou “Lista de coisas a serem feitas”. 

Pesquisadores mostram que quando você tem uma lista de coisas a fazerem e vai riscando os itens feitos, a cada item riscado (tarefa feita), seu cérebro libera serotonina, o hormônio do prazer. Ou seja, você se auto recompensa por cada item executado, criando um ciclo virtuoso. 

Entretanto, mais importante do que pensar nas atividades a serem feitas diariamente, é entender seu planejamento a longo prazo. Não existe nada mais ineficiente do que realizar atividades que não te levam ao seu objetivo de longo prazo. Cuidado. 

continua após publicidade

Agora, para aquele dia que o mundo VUCA* resolve dar as caras e tarefas urgentes e demoradas, que não terão fim no dia, surgem, você precisa mudar sua estratégia. Esse tipo de situação pode te causar ansiedade e sensação de improdutividade, para esse dia, ao invés de fazer “lista do que fazer”, faça uma “lista de coisas feitas”. Verificar o que já foi feito, também liberará serotonina e te trará um alivio imediato. O ciclo virtuoso aparecerá.

Criar lista de tarefas - feitas e a fazer - além de te fazer focar no que importa, ainda te ajuda a liberar serotonina, ou melhor dizendo, te faz ser produtivo e feliz realizando coisas. Se você ainda não é adepto dessa simples ferramenta, está esperando o que para começar?

Para mais dicas de produtividade ou improdutividade, me siga no Instagram @eliezershigueo ou no LinkedIn linkedin.com/in/eliezershigueo.

*Não sabe o que é mundo VUCA? volte alguns artigos atrás e leia tudo sobre ele.