Tribuna do Norte Online

Coluna da Tribuna: Ditão e Ana Lucia têm agenda em Brasília

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 28/03/2025
Prefeito Ditão, chefe de gabinete de Flavio Arns, Ana Lucia e Marcia Viscardi Prefeito Ditão, chefe de gabinete de Flavio Arns, Ana Lucia e Marcia Viscardi

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB) e a colega de partido e prefeita do município vizinho, Cambira, Ana Lúcia Oliveira cumpriram uma agenda conjunta nesta semana em Brasília. Os dois bateram perna em gabinetes para viabilizar recursos para programas nos municípios, notadamente na área de saúde. Eles estiveram nos gabinetes dos deputados federais Sérgio Souza (MDB), Luísa Canziani (PSD), Sargento Fahur (PSD) e do deputado licenciado Beto Preto (PSD), sendo também recebidos nos gabinetes dos senadores Sergio Moro (União) e Flávio Arns (PSB). Segundo Ana Lucia, que esteve acompanhada da presidente da Câmara, Márcia Viscardi, as visitas são fundamentais para fortalecer parcerias e viabilizar projetos a curto, médio e longo prazos. “Nosso compromisso é buscar melhorias”, diz. Já o prefeito Ditão destaca que essa movimentação é importante para prefeitos em início de mandato. “Os municípios precisam de recursos, projetos e parcerias para o município andar”.

Entrega de equipamentos

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participa hoje de uma solenidade de entrega de equipamentos de informática para escolas da rede estadual de educação da região. O evento será realizado na sede da Regional de Educação de Apucarana. Além de representar o Governo do Estado na solenidade, Beto vai aproveitar o momento para se encontrar com vários prefeitos da região que já confirmaram presença no evento. Um dos pontos que o secretário deve certamente abordar com os gestores é o programa de cirurgia eletivas, que tem sido tratado como prioridade tanto por Beto quanto pelo governador Ratinho Junior. A ideia é acelerar o processo de seleção de pacientes.

Mais uma audiência

Mais uma audiência pública está prevista para acontecer na Câmara de Apucarana no mês de abril, a terceira. Convocada pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social da Casa, vereador Moisés Tavares (PP), a audiência, que será realizada no dia 9, vai debater o projeto de lei número 10. Proposto pelo presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), o projeto proíbe a contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. O projeto vem causando um burburinho em determinados segmentos da classe artística e a ideia é ampliar o debate antes da votação.