Tribuna do Norte Online

Coluna da Tribuna: Faxinal prepara auxílio para universitários

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 19/03/2025
Prefeito Hermes Santa Rosa Prefeito Hermes Santa Rosa

O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD), está formatando um programa de apoio ao transporte universitário. Detalhes do programa foram discutidos nesta semana entre o prefeito, o presidente da Câmara, Fernando De Carle (MDB) e uma comissão de estudantes. A Prefeitura vai instituir uma ajuda de custo mensal para os alunos. Segundo o prefeito Hermes, o pagamento do benefício apoia os estudantes de forma mais eficiente, superando o modelo - já adotado anteriormente - do município ofertar um ou mais ônibus para o transporte de todos os universitários. Cerca de 120 alunos devem ser beneficiados com a medida. O projeto de lei instituindo o programa já foi formatado e a prefeitura prepara agora um edital com critérios para acesso ao benefício. O transporte universitário faz parte do plano de governo do prefeito Hermes.

Reajuste em Marilândia

Os professores da rede municipal de educação de Marilândia do Sul vão receber reajuste salarial de 6,27%, garantindo o piso nacional da categoria. O índice foi definido em reunião com APP Sindicato, comissão dos professores municipais e a gestão municipal. A administração do prefeito Walmir Peres (PSD) também definiu reposição salarial dos demais servidores, fixada em 5,06%, conforme inflação do período medida pelo IPCA. “O projeto vai para a Câmara de vereadores e assim que aprovado, a administração já fará a recomposição na base salarial de todos conforme as suas categorias”, disse o prefeito Walmir Peres.

Prazo de inadimplentes

Uma emenda apresentada pelo deputado Fábio Oliveira (Podemos), que propõe diminuir de 30 para 5 dias úteis o tempo para que uma dívida seja registrada nos cadastros de restrição ao crédito de consumidores do Paraná está causando polêmica na Assembleia Legislativa. Líder da bancada de oposição, o deputado Arilson Chiorato (PT) criticou o projeto. “O povo paranaense não é caloteiro. Muitas pessoas atrasam pagamentos por necessidade, não por má-fé ”, criticou o deputado, que acrescenta que a aprovação pode resultar em uma onda de negativações. O autor da emenda afirma que a ideia é premiar o bom pagador, mas até deputados da situação acharam o prazo muito curto.