Pela primeira vez em 63 anos, o município de Ivaiporã será comandado por uma mulher. A vice-prefeita Gertrudes Bernardy (MDB) assume temporariamente o cargo nesta sexta-feira (4). Ela será prefeita em exercício por um mês. O ato solene e também histórico será realizado às 10h30 no Salão Nobre da Prefeitura. É de praxe, nas gestões do prefeito Carlos Gil (PSD), dividir a administração e dar protagonismo aos seus vices. Gertrudes está mais que preparada. Foi vereadora por um mandato, tendo ocupado a presidência da Câmara. Na área administrativa foi secretária de Assistência Social, sendo responsável pela implantação de vários programas. Seu gabinete na Prefeitura, inclusive é um dos mais requisitados.
Sérgio Onofre fortalecido
O ex-prefeito de Arapongas e ex-presidente da Amepar - Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, Sérgio Onofre (PSD) já arregaçou as mangas no cargo de superintendente Geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil do Paraná. Com status de secretário, Sergio vai atuar como ponte entre Governo do Estado e os prefeitos. Em um governo notadamente municipalista como o do governador Ratinho Junior, a superintendência dada ao ex-prefeito é um presente e tanto, que tem potencial de abrir novas portas. Sérgio, que é uma liderança política forte no norte do estado, vai passar a percorrer todos municípios do Paraná, ganhando terreno em novos territórios.
Apoio de Greca
A proposta apresentada pelo secretário da Saúde, Beto Preto, de alterar a regulamentação do manancial do Rio Pirapó para permitir urbanização no trecho da PR-444, na zona norte de Apucarana, tem apoio do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) Rafael Greca. Para ele, a iniciativa é semelhante à que adotou enquanto prefeito de Curitiba, na região do Caximba. “Trata-se de uma demanda na área de mananciais para permitir o uso racional do solo urbano, nos moldes do que já fiz na região dos mananciais de Curitiba”, afirmou. A expectativa é de que o novo decreto seja autorizado já nos próximos dias.
Leia coluna completa na edição desta quinta-feira da Tribuna