Qual é a relação da cantora Elis Regina com Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 22/01/2024
Cantora foi casada com o pianista e arranjador musical Cesar Camargo Mariano

Uma das maiores cantoras da história do país, Elis Regina (1945-1982) teve uma ligação com Apucarana. A artista, que se transformou em um mito da música brasileira, visitou a cidade em pelo menos duas oportunidades no auge da fama. De forma anônima, ela percorreu as ruas da cidade e a história é, para muitos, ainda desconhecida.

O servidor público Wlademiro Camargo Mariano, pai do segundo marido da cantora, o pianista e arranjador musical Cesar Camargo Mariano, morava em Apucarana. Wlademiro veio de São Paulo para a cidade em 1964 e, em 1967, foi convidado pelo então presidente do Legislativo, Argemiro Pires Furiatti, para organizar a secretaria do Legislativo. Em 1971, ele elaborou a estrutura administrativa da Câmara.

O sogro de Elis Regina foi, inclusive, o responsável pelo surgimento da bandeira de Apucarana. Ao lado da taquígrafa Apparecida Moriama, que viria a se tornar sua segunda esposa, ele liderou o movimento de dotar o município desse importante símbolo oficial, que hoje está presente em todos os espaços públicos.

As discussões para a criação da bandeira começaram em 1965, mas o projeto foi apresentado e aprovado em 1968. Em 1969, Apparecida Moriama e Wlademir Camargo Mariano receberam o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias na Câmara por conta dessa iniciativa, que ficou para a história de Apucarana.

Elis Regina foi casada com o pianista Cesar Camargo Mariano entre 1973 e 1981. Juntos, eles tiveram dois filhos: Pedro Camargo Mariano (1975) e Maria Rita (1977), também cantores. “Foram pelo menos duas visitas a Apucarana”, lembra Apparecida Moriama, a Cida, hoje com 85 anos. Na época, eles ainda não eram casados, mas trabalhavam juntos na Câmara. 

Ela lembra que a primeira visita foi em 1975, quando a cantora chegou a visitar a Prefeitura e foi recebida pelo então prefeito Luiz Antonio Biachi, de 83 anos. Elis Regina também visitou a Câmara, onde o sogro trabalhava. A cantora dormiu em Apucarana e, no dia seguinte, seguiu para uma agenda em Curitiba. 

A segunda visita ocorreu anos depois e também foi rápida. A cantora e o marido participaram de um almoço no Clube 28 de Janeiro e depois seguiram para Londrina, onde a cantora se apresentaria. "Infelizmente, não pudemos ter algumas fotos dessas ocasiões, pois a Elis e o (marido) César Mariano  eram muito discretos e queriam ficar um tanto tranquilos", conta Cida. 

O ex-prefeito Luiz Antonio Biacchi lembra da visita ao gabinete. Ele comenta que foi um encontro rápido e discreto, sem assédio dos fãs. Elis Regina estava sozinha, sem o marido, conforme as suas lembranças. Biacchi guarda na memória um outro fato curioso. A cantora pediu o telefone justamente para fazer uma ligação para o César Mariano. "Lembro que ela bastante discreta e até tímida. Tiramos uma foto, inclusive, com ela falando ao telefone", comenta.