Apucaranense venceu Miss Paraná disputando concurso por Califórnia

Autor: Da Redação,
sábado, 27/01/2024
Apucaranense Rosemary Raduy entrega coroa de Miss Paraná para a conterrânea Miriann Marçal em 1966

Em concursos de beleza, misses levaram o nome de Apucarana a todo o Brasil e até fora dele. Entre elas, um caso inusitado aconteceu em 1966 com Mirian Marçal, a apucaranense que foi eleita Miss Paraná representando Califórnia.  

Aos 21 anos de idade, Mirian chegou a concorrer pela faixa em Apucarana, mas ficou em segundo lugar. Convencida por uma amiga, ela se candidatou a Miss Califórnia, onde conquistou o título que a abriu as portar para ser eleita a mais bela paranaense no Concurso Miss Paraná, disputado no Ginásio de Esportes Thália, em Curitiba. 

-LEIA MAIS: Ayrton Senna tem papel de destaque na história do boné em Apucarana

Curiosamente, Miriam recebeu a coroa de outra apucaranense, Rosemary Raduy.  A jovem foi eleita Miss Paraná em 1965 e, como é tradição em concursos de beleza, entregou a coroa para a sucessora. Defendendo o Estado, Raduy chegou a ficar entre as finalistas do Miss Brasil e foi considerada a mais elegante do concurso.

Com o feito, Rosemary foi recebida em festa no centro da cidade, desfilando em carro aberto em Apucarana. Já a jovem Mirian, além de recepcionada em festa em Califórnia, também foi homenageada dando o nome de uma das principais ruas do município. A apucaranense foi casada com doutor Gilney Carneiro Leal (in memoriam), advogado de Londrina, que foi chefe da Casa Civil, em Curitiba, na gestão do governador Álvaro Dias. Ela reside atualmente em Curitiba.

Rosemary Raduy também fixou residência na capital, onde morreu em 2015. Ela foi casada com o senador Oriovisto Guimarães (Podemos). 

Jornalista que virou miss

Outra apucaranense que se destacou ente os concursos de beleza foi a jornalista Sandiscléia Beni Gutierrez. Em uma época em que não estava sendo disputado o Miss Apucarana, aos 22 anos, ela foi convidada por Jane Baltazar, organizadora de concursos de beleza, para representar o município no Miss Paraná, e conseguiu o título de mais bela do Estado.

Sandi Gutierrez conta que estudava jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e foi “descoberta” em 2002 ao desfilar em um evento para uma loja de Apucarana. “Me viram e me convidaram para o Miss Paraná. Fui com ela [Jane Baltazar] para Curitiba e fui eleita a vencedora”, diz. 

Com o título, meses depois foi eleita Miss Brasil, em Brasília. A apucaranense então representou o País no Miss Global em Istambul, na Turquia, porém, não foi classificada à final. Apesar do grande destaque na categoria, ela preferiu não continuar. “"Foi bem novo para mim, não era algo que eu buscava, foi muito por acaso e eu estava focada na faculdade. Aconteceu de eu ter evoluído bastante, mas minha prioridade era o jornalismo”, explicou a jornalista que vive atualmente em Brasília.