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Ayrton Senna tem papel de destaque na história do boné em Apucarana

Piloto de Fórmula 1 tornou peça do Banco Nacional um ícone, que até hoje é vendida como artigo vintage; entenda

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2024, 13:34:51 Editado em 26.01.2024, 11:14:26
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A história do boné tem 50 anos em Apucarana e teve um dos seus momentos de maior destaque na mídia quando o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, morto em acidente no dia 1º de maio de 1994, usou o famoso modelo do Banco Nacional. O boné virou um ícone e até hoje é vendido como artigo vintage. Veja vídeo abaixo

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Oficialmente, a primeira fábrica de bonés de Apucarana foi criada em 31 de janeiro de 1974, quando foi registrada a Faroli. Por isso, esta data é considerada o Dia Municipal do Boné pelo Arranjo Produtivo do Boné de Apucarana (APL Bonés) e pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale).

-LEIA MAIS: Fatos na história: o dia em que caixa d'água caiu em Apucarana

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No entanto, a produção começou pelo menos dois anos antes. Em1972, pioneiros do setor - Jaime Ramos e Wilson Fortuna - iniciaram a produção artesanal de bandanas e tiaras, que eram comercializadas em feiras agropecuárias, exposições e no litoral paranaense. Hoje, a cidade é um dos grandes polos na confecção do artigo, com uma produção mensal em torno de 4 milhões de peças, o que representa mais da metade da produção nacional do setor.

São 2,2 mil empresas, entre formais e informais. O segmento reúne atualmente uma gama de empresas que vão além do produto final, com aviamentos, tecidos e serviços, sem contar as facções que atuam na informalidade.

Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o segmento do vestuário, envolvendo bonés, camisetas, jeans e moda, soma 7.175 trabalhadores com carteira assinada, além de pelo menos o mesmo número de trabalhadores informais no setor.

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Em 2010, Apucarana conquistou o título de Capital Nacional do Boné, a partir da publicação da Lei Federal nº 2.793/08. Os bonés fazem parte da cultura de Apucarana. Quem chega à cidade pela BR-369, vindo de Arapongas e Londrina, é recepcionado pela escultura de um boné gigante. Por muitos anos, todos os pontos de ônibus também eram do formato do acessório.


						
							Ayrton Senna tem papel de destaque na história do boné em Apucarana
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Setor gera mais de 7 mil empregos formais em Apucarana

Dentro dessa rica história, o boné do antigo Banco Nacional, usado pelo piloto Ayrton Senna, levou o nome de Apucarana para o Brasil e o mundo.

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O empresário Antônio Carlos Macarrão Machado, que atua no setor de bonés desde 1987, é um dos guardiões da memória do boné na cidade. Ele mantém um acervo particular com reportagens de jornais, fotos e filmagens antigas, além de itens de colecionador, incluindo um boné do Banco Nacional usado pelo piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que foi fabricado em Apucarana.

Macarrão faz questão de destacar a importância Jaime Ramos e Wilson Fortuna, que começaram trabalhando na produção de bandanas no porão de casa de forma artesanal com a Flamarana, a primeira empresa no início dos anos 1970.

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Ele conta que iniciou sua trajetória no segmento justamente com Jaime Ramos no final dos anos 1980. Segundo Macarrão, o boom do setor ocorreu a partir dos anos 1990, principalmente com a Cotton’s, que foi uma empresa de vanguarda na área de confecções.


						
							Ayrton Senna tem papel de destaque na história do boné em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução

Segundo ele, o piloto Ayrton Senna pode, sim, ser considerado o grande divulgador do boné de Apucarana e ajudou no crescimento do segmento. “Senna foi o maior garoto propaganda, não só do Banco do Nacional, mas do boné. Como era um herói nacional, tinha grande evidência e se tornou uma espécie de padrinho do setor”, comenta.

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O boné usado por Senna foi fabricado justamente pela Cotton’s, que hoje não existe mais. O modelo é ainda produzido por outras empresas e vendido como um produto vintage. Macarrão teve oportunidade de conhecer pessoalmente o piloto.

O empresário lembra que Senna reclamava dos bonés de espuma, que, segundo ele, estariam provocando a queda do seu cabelo. Por isso, houve uma mudança na fabricação para atender o piloto.

Em 1998, quatro anos após a morte de Senna, um grupo de empresários do Paraná viajou para a Europa e visitou o museu da Ferrari, em Maranello, na Itália. No local, alguns itens estavam à venda, incluindo um boné do Banco Nacional do piloto brasileiro, que nunca correu pela Ferrari. Um empresário apucaranense, que estava na comitiva, fez questão de olhar a etiqueta: fabricado em Apucarana.

Veja a entrevista em vídeo com Macarrão:

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