MAIS LIDAS
VER TODOS

Música

Apollu's Band já emprestou instrumentos para o Rei Roberto Carlos

Banda, que marcou época em Apucarana, socorreu o Rei em um show em Umuarama; entenda

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2024, 10:03:12 Editado em 28.01.2024, 18:29:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na década de 90, muito antes de receber o título de Capital do Boné, Apucarana era conhecida no Paraná como a Capital das Bandas. Isso porque só naquela época haviam 23 bandas na cidade. A primeira foi a Apollu's Band, que está na ativa até hoje com o projeto Old Generation. O grupo foi fundado em 6 de setembro de 1966 por Sergio Signolfi, que morreu em1997. Ele se inspirou nas bandas de rock que estavam em ascensão na década de 1960. Entre as inúmeras histórias curiosas da Apollu's Band está o dia em que o grupo emprestou os instrumentos musicais para o "Rei" Roberto Carlos.

continua após publicidade

“Cheguei na banda em 1977 em uma época que ela estava totalmente em ascensão. A gente tocava no Brasil todo praticamente. Tocávamos em muitas exposições agropecuárias. Foi uma época de ouro e um período marcante para todos nós”, salienta o músico Nelson de Paula. Assista à entrevista em vídeo no fim da reportagem.

- LEIA MAIS: Fatos na história: o dia em que um bingo quase terminou em tragédia

continua após publicidade

Os bailes do Apollu's eram sinônimo de casa cheia e muita diversão, ao som de música de qualidade até o amanhecer nos clubes da cidade, como Acea (Associação Cultural e Esportiva de Apucarana), 28 de Janeiro, Country Club e boate Kogumellu's.

Apollu's Band já emprestou instrumentos para o Rei Roberto Carlos
Foto por ARQUIVO

“Às vezes, a gente se reúne e começa a comentar sobre como eram os bailes naquela época. Era um formato interessante. O repertório era diferente, a gente fazia três intervalos na noite, a primeira entrada com músicas românticas, depois voltávamos com MPB, samba e xote. E por fim o rock, que era o forte da banda. Naquela época, a gente não tocava música sertaneja, pois existia uma barreira muito grande para tocar esse estilo”, comenta.

continua após publicidade

Em 1978, a TV Globo estreou a novela “Dancin Days”, que teve um grande sucesso de público e marcou o auge de popularidade da discoteca no Brasil. Com chegada desse novo estilo musical - que se desenvolveu na América do Norte e na Europa, no final da década de 1960 -, os músicos precisaram adaptar o repertório para concorrer com o som eletrônico.

“Houve uma balançada porque o povo saiu de sintonia. Tivemos que aderir ao estilo, inserir músicas. E vivenciamos isso muitas vezes no decorrer da carreira”, assinala.

 Nelson de Paula e Roberto Carlos no encontro em Umuarama
Foto por ARQUIVO
Nelson de Paula e Roberto Carlos no encontro em Umuarama
continua após publicidade

ENCONTRO COM O REI

Em seus quase 70 anos de vida, Nelson de Paula coleciona boas recordações da época de “estrada”, mas, sem sombra de dúvida, a mais memorável é seu encontro com o "Rei" Roberto Carlos, que se apresentou com os instrumentos da banda apucaranense em Umuarama (PR) em fevereiro de 1977.

“Deu tanta gente neste dia que abriram os portões às 15 horas. Havia um palco para nós e outro preparado para o Rei. Perto das 18 horas, chegou a informação de que o caminhão com os instrumentos de Roberto Carlos havia quebrado perto de Cianorte. Nós tocamos das 19h até às 21h30”, relembra.

continua após publicidade

Os ponteiros do relógio rodavam e, por ser domingo, demoraram muito para ir a Maringá e achar mecânicos que resolvesses o problema do caminhão. Até chegarem ao local da pane, mais tempo perdido pois precisavam comprar peças para reparar o problema. A única solução encontrada foi usar os aparelhos da Apollu's Band.

“Decidiram que os músicos dele iam usar nosso equipamento. Passou todos nossos instrumentos para o outro palco e ele entrou no palco 23h50. E o povo estava esperando todo esse tempo”.

Roberto Carlos estava hospedado no Olinda Palace Hotel, onde fez questão de receber os músicos apucaranenses no dia seguinte para agradecer durante o café da manhã. “Ele disse que quebramos um galho para ele. Nós estávamos um pouco abobados, mas falamos que ele era uma grande inspiração”, destaca.

continua após publicidade
 Roberto Carlos fez questão de receber a Apollus Band no café da manhã
Foto por ARQUIVO
Roberto Carlos fez questão de receber a Apollus Band no café da manhã

FUTEBOL COM CHITÃOZINHO E XORORÓ

Durante sua trajetória, os músicos da Apollu's Band tiveram o prazer de conhecer muitos outros artistas. Mas foi com Chitãozinho e Chororó que surgiu uma grande amizade. “A gente sempre se encontrava nas exposições e já ficava combinado nosso futebol. Quando terminava o show, eles já perguntavam onde nós estaríamos no fim de semana seguinte e já deixávamos tudo combinado”, recorda.

Na lista de artistas que cruzaram o caminho da Apollu's estão Cazuza, do Barão Vermelho, Beth Carvalho, Luiz Gonzaga e Sérgio Reis. O grupo também participou de programas de TV como Bolinha, Hebe e Perdidos Na Noite. “Fizemos todos os programas importantes ao vivo da época. Foi um período bacana”, recorda.

continua após publicidade

CELEIRO DE MÚSICOS

Segundo Nelson de Paula, Apucarana recebeu esse título porque os proprietários das bandas contratavam os melhores músicos vindos de todo o Brasil. Por consequência, eles se mudavam para a cidade e muitos constituíram família e ficaram por aqui. "A gente trazia músico de Minas gerais, Rio Grande do Sul, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. “Esses músicos vinham, construíram família aqui", reitera.

No fim da década de 90, o município chegou a ter 23 bandas de diversos estilos. No aniversário de Apucarana, em 1977, foi realizado um festival com as bandas da cidade. Nelson de Paula conta que foram necessários quatro dias para que todos grupos pudessem se apresentar. “Teve um domingo que foi feito um acerto para se apresentar somente bandas da cidade. Eram 23 bandas e foram necessários quatro dias para todas se apresentarem. Tem muita banda boa que passou por aqui e muitos músicos bons ajudaram a construir essa história”, ressalta.

continua após publicidade

 Banda Paralelo 30 fez sucesso no Paraná
Foto por ARQUIVO
Banda Paralelo 30 fez sucesso no Paraná

PARALELO 30

Outro grupo de destaque foi o “Paralelo 30”. Formado originalmente por Sérgio Schubert (guitarra), Jaime (baixo), Jailson (bateria), Edgar (teclados), Osso e Zé Luiz (vocais), a banda de rock fez muito sucesso no Paraná e também em apresentações em outros estados.

Além de covers, o "Paralelo 30" investiu em músicas próprias. Ao lado de Apollus Band, Portal da Cor e Metrópole (banda de Maringá que se apresentava muito em Apucarana), a banda lançou o disco “Projeto 1”, com músicas autorais desses grupos. Um dos destaques era a música “Evolução”, que chegou a tocar em algumas rádios. Confira a música logo abaixo.

Outras bandas que marcaram época foram o Portal da Cor, Fruto Proibido, Trânsito Livre, Mariah, Cowboys do Asfalto, Inoxx e, mais recentemente, Super Joe, Moby Dick, Verde Girassol, entre outras que marcaram época em Apucarana e no Paraná.

Provided to YouTube by The Orchard EnterprisesEvolução · Paralelo 30Projeto 1℗ 1993 ACITReleased on: 1993-10-23Auto-generated by YouTube. Paralelo 33 - Topic

Assista à entrevista em vídeo com o músico Nelson de Paula:

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana 80 anos

    Deixe seu comentário sobre: "Apollu's Band já emprestou instrumentos para o Rei Roberto Carlos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!