MAIS LIDAS
VER TODOS

Entrevista em vídeo

Ícone sertanejo, Boate Azul foi inspirada em Apucarana

A música Boate Azul completou 60 anos em 2023 e ainda é entoada em todo o país

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.01.2024, 17:40:59 Editado em 28.01.2024, 18:26:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O legado de 'Boate Azul' transcende décadas. Hoje, ainda é comum ouvir essa melodia em festas, rádios e playlists nostálgicas. O fato de permanecer tão relevante é um testemunho da qualidade atemporal da música e da habilidade de tocar os corações das pessoas.

continua após publicidade

Uma das músicas sertanejas mais conhecidas do Brasil, "Boate Azul" foi inspirada em Apucarana. Uma antiga casa noturna da cidade, chamada "Blue Night", foi o cenário da composição em 1963, de autoria do músico Benedito Seviero com a parceria do compositor Aparecido Tomás de Oliveira, que fez a melodia.

Para entender como um dos clássicos mais amados da música brasileira foi criado, o comunicador Plínio Paulino Bassi, mais conhecido como Matãozinho, compartilhou com o TNOnline as histórias que o amigo Benedito, um dos compositores da música, contou para ele sobre o episódio que lhe serviu de inspiração para a canção. Veja entrevista em vídeo abaixo

continua após publicidade

"Ele me disse que estava acompanhando o cantor José Lopes, que faria um show na boate Blue Night. No entanto, naquele dia 3 de junho de 1963, o Papa João XXIII morreu e o show foi cancelado. Apesar da pressão do público, naquele dia o show não pôde acontecer. A polícia proibiu a apresentação em respeito à morte do papa, mas os frequentadores não queriam ir embora. Eles ficaram lá sem saber para onde ir, bêbados. Aí, três meses depois, inspirado naquela cena, ele escreveu a ‘Boate Azul’. Recorda.

Apesar de composta em 1963, a canção foi censurada pelo regime militar e teve sua distribuição proibida em 1964, quando seria lançada.

"A música acabou liberada apenas em 1982, quando foi gravada originalmente pelo grupo “Os Amantes do Luar“. Em 1985, a dupla Manoelito Nunes e Nazaré regravou a canção. No entanto, as duas primeiras versões não alcançaram sucesso. Ainda em 1985, “Boate Azul” foi novamente gravada, desta vez, por Joaquim e Manuel. Foi quando obteve sucesso nacional e garantiu à dupla um disco de ouro", explicou Matãozinho.

continua após publicidade

Benedito Seviero, morreu em 2016, a letra é entoada em todo o país e já foi regravada por inúmeros artistas, como Bruno e Marrone, Milionário e José Rico, César Menotti e Fabiano e Reginaldo Rossi, entre outros. A música Boate Azul completou 60 anos em 2023.

O refrão da música diz: "Sair de que jeito, se nem sei o rumo para onde vou, muito vagamente me lembro que estou em uma boate aqui na Zona Sul. Eu bebi demais e não consigo me lembrar sequer qual era o nome daquela mulher, a flor da noite da boate azul".

Assista:

continua após publicidade

TnOnline TV

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana 80 anos

    Deixe seu comentário sobre: "Ícone sertanejo, Boate Azul foi inspirada em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!