Economia

Carnaval deve atrair 6,8 milhões de turistas neste ano

Da Redação ·
 Ensaio técnico no Sambódramo do Anhembi da escola  G.R.S.C.E.S. PÉROLA NEGRA - Foto Art Messina/ Liga SP
Ensaio técnico no Sambódramo do Anhembi da escola G.R.S.C.E.S. PÉROLA NEGRA - Foto Art Messina/ Liga SP

De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, a maior festa popular brasileira deve atrair 6,8 milhões de turistas, gerando um acréscimo de mais de R$ 6,6 bilhões à economia nacional, com forte impulso ao setor de serviços.

continua após publicidade

O faturamento do período representa 3% do total gerado anualmente pela indústria de viagens e turismo no País.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o Carnaval é um dos eventos que dão forma à identidade turística do Brasil. “É uma festa extremamente estratégica porque nos coloca em posição de destaque, no mundo, não só como organizadores de grandes eventos, mas principalmente pelo encantamento de uma legítima celebração da cultura brasileira. Uma experiência originalmente nossa, única, que só é possível viver aqui – e isso é um forte atributo de competitividade”, avalia Lages.

continua após publicidade

Ainda de acordo com a expectativa do Ministério do Turismo, o gasto médio do turista durante o Carnaval é de cerca de R$ 984,76. Entre os estados de grande movimentação turística durante a festa popular estão São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará.