Cotidiano

Agricultor é picado por cobra jararaca enquanto trabalhava

Da Redação ·
A maioria das espécies de jararacas vive em ambiente preferencialmente úmido - Foto: Reprodução/Arquivo TG
A maioria das espécies de jararacas vive em ambiente preferencialmente úmido - Foto: Reprodução/Arquivo TG

Um homem de 62 anos, residente em propriedade rural no município de Santa Helena, na região oeste do Paraná, foi picado por uma cobra jararaca na tarde de segunda-feira (29).  Ele foi rapidamente socorrido por Bombeiros e levado para receber atendimento médico no PAM. 

continua após publicidade

De acordo com informações de familiares da vítima, o homem trabalhava na propriedade rural quando foi atacado pelo animal peçonhento e levou uma picada no pé.

Após avaliação médica no PAM, o agricultor foi transferido para o Hospital Fundação Atitude em razão da gravidade do caso.

continua após publicidade

A jararaca foi capturada por Bombeiros e levada até o Refúgio Biológico para posteriormente ser solta em seu habitat.

Perigosíssima
No Brasil, as picadas de jararaca (Bothrops jararaca) respondem por cerca de 90% do total de acidentes com humanos envolvendo serpentes. Perigosíssima, a maioria de suas picadas atinge os membros, e seu veneno produz dor no local, equimose, edema, hemorragia, necrose, podendo levar a paralisia dos rins e amputações dos membros afetados, além de provocar morte. 

As vítimas devem ser internadas para receber o soro específico. Mesmo que atendido a tempo e num local que tenha experiência com esse tipo de problema, um por cento das vítimas morre.

continua após publicidade

A maioria das espécies de jararacas vive em ambiente preferencialmente úmido, como a beira de rios, onde também se encontram ratos e sapos, seus pratos prediletos. Dorme durante o dia debaixo de folhagens, mas gosta de tomar sol.

Comportamento agressivo
Com hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares, a jararaca tem comportamento agressivo ao ver se aproximar uma eventual vítima; suas presas inoculadoras de veneno se projetam no momento do bote.