Uma estilista de Apucarana criou um vestido em homenagem aos 80 anos que o município completa neste próximo dia 28 de janeiro. A peça, inclusive, foi apresentada durante um desfile de moda realizado no Espaço das Feiras, no último dia 20.
Claudia Bidóia conta que elaborou o vestido pensando em diversas maneiras de homenagear a cidade, mas também foi dedicado ao seu avô, Manoel de Oliveira Rosa (in memoriam), um pioneiro que chegou em Apucarana no ano de 1937.
-LEIA MAIS: Dia que o Lago Jaboti esvaziou ficou marcado na história de Apucarana
As homenagens podem ser percebidas em cada detalhe da peça. Como os morangos, que lembram a agricultura da cidade. A roupa, segundo Claudia, é inspirada no passado, presente e futuro de Apucarana e remete à saudade e à gratidão aos primórdios do município.
"Foi inspirada no passado, pelos morangos [que representam a agricultura], no presente, em homenagem aos 80 anos que está fazendo, e no futuro, pois o vestido foi feito para ser usado em um passeio na gôndola no Parque da Raposa [como em Veneza]", explicou.
As várias descidas e subidas das ruas de Apucarana, o apelido de "Cidade Alta", os municípios vizinhos do Vale do Ivaí e até a lenda do suposto vulcão que teria embaixo da Catedral Nossa Senhora de Lourdes foram lembrados no vestido.
A estilista afirma que participou de vários desfiles durante a carreira, que começou quando criou sua marca aos 17 anos. Ex-aluna da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ela se destaca desde 2005 com seus looks - um deles está no Museu João Turim, em Curitiba.
"Costuro desde criança e aprendi com minha mãe, tenho minha marca - Klaude Berge - desde os 17 anos. Nesses desfiles que participei, e foram vários, sempre busquei fazer coisas diferentes para ser legal", disse a apucaranense.
Inúmeras peças foram apresentadas no evento Apucarana Fashion Day. A da Claudia, representando a Loja Denise Lima, foi usada pela modelo Gabi Lima. A Secretaria Municipal de Cultura deve colocar a roupa em exposição no Cine Teatro Fênix, logo após as comemorações dos 80 anos da cidade.
Confira a explicação do vestido feita pela Claudia: