Mais lidas
Geral

Editor de célebres fotos do século 20, John Morris morre em Paris

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O reconhecido editor americano John Morris, que publicou algumas das fotos mais icônicas do século 20, morreu nesta sexta-feira (20), em Paris, aos 100 anos, informou a agência Magnum Photos.

Ao longo de sua carreira, que envolveu alguns dos eventos mais turbulentos do século passado, Morris trabalhou para publicações como a revista "Life" e os jornais "The Washington Post" e "The New York Times".

Morris editou e revisou as históricas fotos de Robert Capa do Dia D, quando os aliados desembarcaram na Normandia em 6 de junho de 1944, que eram parte das imagens que encomendou da frente de batalha na Segunda Guerra Mundial para a "Life".

Como editor executivo da Magnum, enviou fotógrafos para todo o mundo, na cobertura dos principais acontecimentos globais.

Foi editor de fotografia do "The New York Times" entre 1967 e 1973, nos anos mais agitados da Guerra do Vietnã.

No "New York Times", Morris publicou duas fotos da agência Associated Press sobre a Guerra no Vietnã que acabaram vencendo o Prêmio Pulitzer.

A de Eddie Adams de um chefe da polícia de Saigon atirando na cabeça de um rebelde Vietcong dominado, em 1968 e a de Nick Ut Cong Huynh, de crianças correndo numa estrada após um ataque aéreo de napalm, em 1972.

Morris nasceu no Estado de Nova Jersey, em 7 de dezembro de 1916, e faleceu em um hospital próximo de sua residência em Paris.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber