Otimismo externo com eleição nos EUA anima Ibovespa na volta do feriado - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Otimismo externo com eleição nos EUA anima Ibovespa na volta do feriado

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A expectativa em relação a uma vitória do democrata Joe Biden na eleição para presidente nos EUA, como retratam algumas pesquisas, traz otimismo aos mercados nesta terça-feira, 3, dia de votação naquele país. As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York exibem ganhos firmes, dando sequência à valorização da véspera, enquanto o petróleo tem alta modesta.

O Ibovespa também sobe, depois de cair para a faixa dos 93 mil pontos (93.952,40 pontos) na semana passada, abrindo a semana hoje, após o ter ficado fechada na segunda-feira, 2, por causa do Feriado de Finados no Brasil. Às 10h54, tinha alta de 1,52%, aos 95.376,79 pontos.

"A alta é motivada pela eleição americana, com os mercados na esperança de que tenha uma onda azul nos EUA", diz Bruno Takeo, gestor da Ouro Preto Investimentos, ao referir-se à possibilidade de renovação no Congresso americano, com a maioria representada por democratas. Isso, explica, seria bem-vindo pois haveria maior probabilidade de aprovação de um novo pacote fiscal para o país se recuperar dos efeitos da pandemia de coronavírus.

No entanto, se houve uma contestação dos votos pelo republicano Donald Trump, o processo eleitoral nos EUA pode se arrastar, provocando instabilidade nos mercados. Além disso, acrescenta Takeo, caso Trump vença o pleito, os investidores não devem ficar totalmente decepcionados, dada exatamente a chance de renovação no Congresso.

Além de ficar atento na eleição americana, o investidor local aguarda o debate no Senado da autonomia do Banco Central (BC). Conforme Takeo, o tema não deve ser decisivo para os negócios, mas tende a abrir espaço para andamento da agenda reformista do governo. "Já vai preparando o ambiente", diz. Em segundo plano, mas sendo bastante acompanhado pelo mercado, fica a cobrança do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao governo em relação ao atraso nas reformas.

Já após o fechamento da B3, sairá o resultado do Itaú Unibanco, para o qual a expectativa é de aumento de 14% em seu lucro na margem no terceiro trimestre, mas recuo de 33% ante igual período do ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Otimismo externo com eleição nos EUA anima Ibovespa na volta do feriado"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.