A Viapar irá realizar novas detonações de rochas nesta quinta (16) e sexta-feira (17) em Jandaia do Sul. As explosões programadas, que vão exigir interdição da BR-376, integram as obras de construção do contorno rodoviário no município.
Na quinta-feira, as detonações estão previstas para dois horários: às 10h e 15h, em pontos localizados dentro da obra. Pela manhã, haverá evacuação no raio de 200 metros além do fechamento dos acessos municipais e particulares. O mesmo ocorrerá na detonação das 15 horas, porém a evacuação será num raio de 300 metros.
Na sexta, a detonação será às 15h, com paralisação 5 minutos antes da detonação (última sirene). O local será liberado 5 minutos após da detonação, depois da vistoria do Blaster (profissional responsável pelo manuseio, arranjo, disposição e detonação do explosivo).
Durante a detonação e período de verificação, a rodovia BR-376 será interditada entre o km 219, no sentido Mandaguari-Apucarana, e no km 221, no sentido Apucarana-Mandaguari.
O contorno de Jandaia do Sul prevê 6 quilômetros de extensão e deverá sair de Mandaguari, desviando o trânsito do perímetro urbano da cidade de Jandaia do Sul do km 215 ao km 221. O empreendimento terá pista dupla; acostamento; espaço lateral para drenagem; canteiro central de 3 metros até o km 3,60 e 6 metros do km 3,60 ao km 6, além de contenção, galerias de drenagem, viadutos e passagem inferiores.
Reiniciada em fevereiro de 2022, as obras já contaram com inúmeras detonações. A mais recente ocorreu nesta quarta-feira (15). A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2023.