O município de Novo Itacolomi, no norte do Paraná, participou de um programa de capacitação de gestores ambientais promovido pelo governo da Suécia. A cidade está entre as 15 escolhidas em todo o Brasil para integrar o projeto realizado em parceria com a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente. As informações obtidas na capacitação foram compartilhadas com outros municípios do Vale do Ivaí durante oficina realizada em novembro.
- LEIA MAIS: Câmara de Jardim Alegre conquista Selo Ouro de Transparência
Conforme a gestora ambiental de Novo Itacolomi, Angélica Favorito, que participou da capacitação, o programa visa o treinar e aprimorar as estratégias voltadas à gestão de resíduos sólidos no país. O processo seletivo ocorreu em 2023 com a seleção de 15 municípios em 6 estados.
"O objetivo do programa é promover a capacitação de representantes municipais de meio ambiente, de todas as regiões do país, na elaboração de planos estratégicos de gestão integrada de resíduos sólidos, com vistas a que os participantes sejam multiplicadores e possam compartilhar conhecimento e capacitar outros municípios nessa mesma temática", explica.
Segundo Angélica, os workshops para treinamento foram realizados em São Paulo, Florianópolis e na Suécia. "Os encontros contaram com semanas cheias de capacitações, e visitas técnicas. Uma equipe de consultores da Suécia veio ao Brasil ministrar as capacitações. Os participantes tiveram reuniões com cônsul e vice-cônsul sueco no Brasil, e foram recebidos na Suécia pela Agência de Proteção Ambiental do País e Cônsul Brasileiro", detalha.
A contrapartida dos municípios selecionados é realizar treinamento com outras cidades de suas regiões. Em novembro, Novo Itacolomi promoveu uma oficina intermunicipal com gestores de Meio Ambiente de Rio bom, Marumbi e Ivaiporã. "Foi uma excelente oportunidade para trocar de informações e discutir sobre o tema, garantindo assim uma abrangência ótima, com alto índice de aproveitamento. Cada município presente teve a oportunidade de somar mais informações para aprimorar a gestão municipal de resíduos sólidos", ressalta Angélica.
Atualmente, os resíduos sólidos de Novo Itacolomi são encaminhados para uma Área de Transbordo Temporário com Licença Ambiental. As informações obtidas na capacitação, a gestora ambiental pretende aprimorar o plano de ação e de gerenciamento de resíduos sólidos do município.
"A Suécia é mais que exemplo mundial nos assuntos ambientais, pois impulsionou outros países, como o Brasil, a criarem suas próprias políticas voltadas ao meio ambiente. Dentro deste programa tivemos contato com diversos profissionais da área, o que faz com que o projeto ofereça uma bagagem ampla de conhecimento, sem contar a possibilidade de conhecer a realidade na gestão de resíduos sólidos dos 4 cantos do Brasil. Foi um tanto quanto enriquecedor", enfatiza.
Veja fotos: