MAIS LIDAS
VER TODOS

INFRAESTRUTURA

Obra do Contorno de Jandaia do Sul mobiliza 220 trabalhadores; entenda

Construção foi retomada em fevereiro de 2022 e está na fase de limpeza, terraplenagem e drenagem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2022, 17:19:41 Editado em 24.06.2022, 18:04:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Retomadas em fevereiro de 2022, as obras do contorno de Jandaia do Sul envolvem atualmente 220 trabalhadores de empreiteira contratada pela Viapar e estão na fase de limpeza, terraplenagem e drenagem. Até agora, 10% do cronograma foi concluído, segundo balanço da concessionária, que é responsável pela construção mesmo com o fim do Anel de Integração.

continua após publicidade

A pedra fundamental foi lançada em setembro de 2021. Com o fim dos contratos, o início da obra acabou atrasando. A construção está prevista em acordo judicial firmado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e a Viapar.

O acordo, discutido pelo Ministério Público Federal (MPF), foi homologado pela Justiça Federal ainda no final de 2020. A Viapar é uma das concessionárias que atuaram no Anel de Integração e executará as obras mesmo após o término do contrato com o Governo do Estado, em novembro de 2021. Somente em Jandaia do Sul, o investimento total será de R$ 59,4 milhões.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Obras dos contornos de Jandaia do Sul e Arapongas são retomadas

O contorno de Jandaia do Sul prevê 6 quilômetros de extensão e deverá sair de Mandaguari, desviando o trânsito do perímetro urbano da cidade de Jandaia do Sul do km 215 ao km 221. O empreendimento terá pista dupla; acostamento; espaço lateral para drenagem; canteiro central de 3 metros até o km 3,60 e 6 metros do km 3,60 ao km 6, além de contenção, galerias de drenagem, viadutos e passagem inferiores. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2023.

ARAPONGAS

continua após publicidade

Além do contorno de Jandaia do Sul, o acordo judicial prevê a conclusão do contorno de Arapongas, na região. No entanto, essa obra está parada com apenas 3% do cronograma concluído e não há previsão de retomada. Há um impasse envolvendo as desapropriações necessárias. A Viapar argumenta que esta responsabilidade é do poder público.

A construção do contorno de Arapongas está prevista para começar no km 191 da BR-369, alguns metros ao norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas Expoara. Serão 10,2 quilômetros de extensão.

O investimento inicial previsto era de R$ 130 milhões, mas esse valor já está defasado. O prefeito Sergio Onofre da Silva (PSC) vem pressionando a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) pela retomada da obra.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Obra do Contorno de Jandaia do Sul mobiliza 220 trabalhadores; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!