Socorrista do SAMU de Arapongas conclui curso de Busca e Salvamento da FAB

Autor: Da Redação,
domingo, 18/02/2018
Rogério Fernandes  concluiu o Curso de Busca e Salvamento - SAR005,

Recentemente o prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, recebeu em seu gabinete a  visita do  Socorrista do SAMU Arapongas Rogério Fernandes, que  concluiu o Curso de Busca e Salvamento - SAR005, promovido pela Força Aérea Brasileira, sendo agora  o 4º integrante da equipe de Socorristas do SAMU de Arapongas a ter essa formação.

" Para o município é de suma importância que nossos profissionais se capacitem cada vez mais. Merecidamente, o socorrista Rogério do SAMU, concluiu este curso, que o aperfeiçoa para executar serviços de qualidade junto à equipe do SAMU, que presta atendimento 24 horas à população.", afirmou o prefeito. 

Na oportunidade, o socorrista Rogéreio Fernandes apresentou ao prefeito o certificado de conclusão do curso que foi emitido pelo ministério da defesa através do CINDACTA II em Curitiba. 

Conforme o socorrista, o objetivo do Curso Básico de Busca e Salvamento é proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que os familiarizem com os conceitos e com a importância da atividade de Busca e Salvamento no Brasil, de modo a qualificá-los a atuar como elo do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR).

"Para alcançar este objetivo, o curso aborda assuntos relacionados à constituição, organização e funcionamento dos elos de coordenação e execução do SISSAR, além de tratar da documentação SAR nacional e internacional.", explicou.

O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA II) em Curitiba, realizou, no período de 05 a 8 de fevereiro, o Curso Básico de Busca e Salvamento – SAR 005.

O Curso é voltado para incidentes e acidentes com aeronaves e embarcações, ou em casos de aeronaves que estavam desaparecidas dos radares do CINDACTA, com isso os participantes do curso formam um elo de ligação para ajudar a localizar essas aeronaves em sua região ou até mesmo no início de uma operação de resgate até a chegada das equipes da Força Aérea Brasileira. 

Participaram do curso integrantes do 2º/7º Grupo de Aviação do esquadro Phonix da Força aérea Brasileira de Canoas; Exército Brasileiro; Polícia Militar do Paraná; BPMOA - PMPR; Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, SAMU,  Socorristas civis e Bombeiros Civis além de comissários de bordo de empresas aéreas.