Ouriço é capturado na área central de Arapongas

Autor: Da Redação,
sábado, 20/09/2014
Foto: Prefeitura de Arapongas

Em Arapongas, na noite da quinta-feira, 18, moradores do Edifício Carolina, receberam a visita inesperada de um animal silvestre, o qual gerou dúvidas a respeito de que espécie seria. Após receber ligação de um morador, o secretário de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), Vanderlei Carlos Sartori Junior prontamente solicitou ao Corpo de Bombeiros que fosse averiguar, e também se dirigiu ao local.

Após a chegada do sargento Marcos e do cabo Maciel do grupamento do Corpo de Bombeiros, houve a captura, dentro dos procedimentos adequados ao salvamento de animais nestas condições.

Moradores ainda surpresos com o aparecimento souberam que se tratava de um ouriço, animal que possui a característica de expelir um líquido e também soltar espinhos que encravam nas mãos de quem tenta capturá-lo. Inquirido a respeito do destino do ouriço, o sargento Marcos informou que todos os animais silvestres recolhidos são soltos em reservas de matas próximas à cidade. Segundo orientações dos bombeiros, as altas temperaturas dos últimos dias contribuem para que haja ocorrências como esta. 

O secretário da SEASPMA observa que por questões de segurança a população não deve tentar capturar animais que não sejam domesticados, nem matá-los, o que configura crime ambiental. “A orientação é manter distância dos mesmos, procurar sempre ter o animal em seu campo de visão e acionar o Corpo de Bombeiros, que atende a estas situações dentro dos procedimentos adequados”, enfatizou Sartori. 
Para contato com o Corpo de Bombeiros, ligar para 193 ou 3172-7300.