A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (26), no auditório da Praça CEU, a II Conferência Livre Local de Migrações, Refúgio e Apatridia. Reunindo imigrantes venezuelanos, haitianos e cubanos e entidades que atuam na causa, o evento tem o objetivo de aprovar propostas para serem apresentadas nas conferências estadual e nacional.
“Esta conferência tem o objetivo de dar voz e visibilidade aos imigrantes, promovendo políticas públicas para melhor atender esse público. Esse é um momento de vocês serem ouvidos, serem acolhidos e apresentarem sugestões para o país dar o acolhimento que precisam”, afirma a representante da Secretaria de Estado da Justiça (SEJU), Nádia Leandro.
-LEIA MAIS: Com mais 2 mortes confirmadas, Apucarana chega a 11 óbitos por dengue
“Neste evento são debatidas e aprovadas propostas que serão levadas ao governo federal, buscando mudanças para melhor atender a todos”, complementa a assistente de integração do Cáritas Diocesana, Fátima Aparecida Lopes.
2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, que vai acontecer nos dias 7,8 e 9 de junho, é voltada a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida. Retoma o debate e a mobilização em torno do aprimoramento das políticas públicas nacionais, estaduais, municipais destinadas a este público.
2ª COMIGRAR tem como objetivos:
I – aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia;
II – propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;
III – promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;
IV – fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.