Após acidentes, Prefeitura promete cortar árvores condenadas no Jaboti

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 06/12/2024
Sema finaliza levantamento na região da Avenida Jaboti

Após Apucarana (PR) registrar dois acidentes de queda de árvores na Avenida Jaboti em um intervalo de cerca de 30 dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informou que finaliza um levantamento para classificar quais árvores estão em estado crítico no Parque do Jaboti. As que forem "condenadas" serão cortadas pela pasta no início de 2025.

"A Prefeitura Municipal está terminando um levantamento para determinar quais árvores precisam ser cortadas", informa o técnico da Secretaria de Meio Ambiente Sérgio Bobig. O eucalipto que caiu na manhã desta sexta-feira (06) e causou um acidente com um veículo Toyota Yaris, estava entre as árvores que seriam retiradas. "Esse eucalipto que caiu aparentava estar seco e estava para cortar, mas não deu tempo de tirar", diz Bobig.

📰 LEIA MAIS: "Quase uma tragédia": idoso sofre acidente após árvore cair no Jaboti

O profissional explica que a árvore estava longe da via e não representava um perigo real para a população. "Não imaginávamos que ela fosse cair para o lado da rua", frisa. Bobig aponta que o eucalipto pode ter caído por conta das fortes chuvas registradas nos últimos dias. "Por causa da chuva, a terra vai umedecendo e a raiz perde sustentação. A árvore caiu inteira, não quebrou. A raiz saiu do solo", diz. 

Já no primeiro acidente registrado na Avenida Jaboti, em 7 de novembro, a árvore de grande porte "não tinha aparência de cair", segundo o técnico. Na ocasião, o eucalipto caiu sobre um veículo Fiat Palio com dois ocupantes. O condutor, de 39 anos, e o passageiro, de 44, saíram ilesos, apesar do grande estrago no carro.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Diante da situação nos arredores do Parque do Jaboti, local turístico e com grande movimentação em Apucarana, a Sema busca estratégias para minimizar os riscos para a população. "Há mais alguns eucaliptos secos que vão ser cortados e alguns ainda verdes que estão inclinados. Esses não apresentam risco de queda, mas vão ser retirados no início do próximo ano como prevenção", garante Bobig. O secretário pontua que por ser uma área bastante arborizada, não será necessário plantar novas árvores para repor as que forem cortadas.

Outras áreas da cidade já passaram pelo processo que o "Jaboti" está sendo submetido. A Praça 28 de Janeiro e a Praça Interventor Manoel Ribas já foram avaliadas pela administração municipal e tiveram as árvores condenadas cortadas. "Além disso, aconteceu ontem [quinta-feira, 5] uma reunião com a empresa que ganhou o plano de arborização na cidade, eles começam a atuar em janeiro", finaliza o integrante da secretaria.