Consulta pública do Parceiro da Escola tem baixa adesão na região

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 06/12/2024
Até as 12h00, cerca de 60 pessoas já haviam comparecido à votação no Colégio Estadual Nilo Cairo, em Apucarana

A consulta pública iniciada nesta sexta-feira (06) em cinco colégios estaduais da região de Apucarana (PR) teve pouca adesão até o final da manhã desta sexta-feira. A comunidade escolar de dois colégios de Apucarana, um de Mauá da Serra e mais dois de Arapongas deve votar pela aprovação ou não do programa Parceiro da Escola, que visa terceirizar a gestão escolar em 177 colégios do estado.

📰 LEIA MAIS: Cinco colégios da região fazem consulta pública do Parceiro na Escola

Mais de 3,7 mil estão aptos a votar na região, entre alunos, pais ou responsáveis e professores. 

Em Apucarana, foram selecionados o Colégio Estadual Nilo Cairo e o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. Até as 12h00, cerca de 60 pessoas já haviam comparecido à votação no Colégio Nilo Cairo. Um pouco mais de 10% do quórum necessário, que é de 580 votos. Os dados foram confirmados pela equipe do colégio à reportagem do TNOnline, que esteve no local.

Já no Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, em torno de 29 pessoas haviam votado até o meio-dia, segundo a direção da APP Sindicato.

Em Mauá da Serra, no Colégio Estadual João Plath, 30 pessoas compareceram até o mesmo horário. O índice representa menos de 5% do quórum mínimo.

Arapongas

As comunidades de dois colégios de Arapongas são consultadas sobre a proposta de terceirização: o Colégio Estadual Antonio Racanello Sampaio e o Colégio Estadual Unidade Polo

Segundo a APP Sindicato, o Colégio Estadual Antonio Racanello teve adesão de 40 votantes até o fechamento da reportagem, índice que representa quase 10% do quórum.

O Colégio Estadual Unidade Polo teve até às 12h00 20 votantes comparecendo à votação, índice que representa também quase 10% do quórum mínimo, que é de 215 votos.

Votação segue por mais dois dias

A votação para adesão ou não ao programa seguem no sábado (07) e segunda-feira (09). Participarão como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. Os votos serão impressos e a votação simultânea em todas as escolas estaduais elegíveis para o projeto. O horário é das 8h às 20h30 na sexta e segunda-feira e das 8h às 17h no sábado.