Região Oeste terá o primeiro “atacarejo” de Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 24/08/2018
Investimento será de R$12 milhões com geração inicial de 120 empregos diretos (Foto: Profeta)

A Rede Verona Supermercados confirmou investimento na construção de uma unidade em Apucarana. O projeto do que será o primeiro “atacarejo” da cidade já foi protocolado na prefeitura e apresentado oficialmente  ao prefeito Beto Preto (PSD) pelo sócio-proprietário da rede, Waldir Vecchiate Sanches. O empreendimento, que traz para cidade uma das modalidades de comércio que mais cresce no Brasil, terá 5,6 mil metros quadrados de área construída em terreno de 7,8 mil metros quadrados localizado na Avenida Governador Roberto da Silveira, aos fundos do Condomínio Solar da Toscana, próximo à entrada do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I.

O segmento de “atacarejo” mescla atributos de atacado e varejo. Com custo operacional inferior aos dos supermercados tradicionais, a modalidade propicia preços mais baixos para o consumidor final. “Agradeço ao grupo por acreditar no potencial de Apucarana e desde já desejo as boas-vindas a esta empresa, que chega para contribuir com o desenvolvimento da cidade. O local escolhido para o investimento é muito bom. Fica em uma região carente deste tipo de empreendimento, populosa e em plena expansão habitacional. Além de ser a porta de entrada de quem vem do Vale do Ivaí”, pontuou o prefeito Beto Preto.

Com investimento na ordem de R$12 milhões, a instalação da 14ª unidade da rede é uma parceria com a I-Glade Empreendimentos Imobiliários, de Apucarana, proprietária da área. A previsão é de que a aprovação dos projetos dure cerca de 90 dias. “A partir de então o início das obras é imediato, com previsão de inauguração da unidade em meados de 2019”, esclareceu Waldir Sanches, sócio-proprietário da Rede Verona Supermercados.

Investir em Apucarana era um antigo sonho do grupo. “Iniciamos em Arapongas há 28 anos, onde temos lojas e nosso centro de distribuição, mas hoje estamos também em Telêmaco Borba, Mauá da Serra, Astorga e Sabáudia. Apucarana é um namoro de muito tempo, que estamos agora tendo a felicidade de concretizar em casamento. Vamos construir uma loja moderna, com açougue, padaria, estacionamento. Será também o primeiro grande atacarejo da rede, pois temos uma unidade pequena na nossa cidade sede”, revelou Sanches.

Embora consolidada, a empresa mantém-se majoritariamente familiar. “É um negócio tocado entre família. São 13 lojas gerando empregos para 1.270 colaboradores. Em Apucarana devemos abrir entre 100 e 120 empregos diretos”, comentou o empresário, salientando que o ramo supermercadista gera também muitos empregos indiretos.
Gestor da I-Glade Empreendimentos Imobiliários, Alonso Sanches explicou a parceria. “Somos proprietários do terreno, avaliado em cerca de R$7 milhões. Fomos procurados pela rede e nas tratativas chegamos a este modelo de projeto, que vai absorver pelo menos outros R$5 milhões. Iremos edificar o prédio, que será sublocado ao Verona Supermercados, que entrará com todo o seu know-how de produtos e atendimento de qualidade”, detalhou Alonso.
O anúncio oficial da instalação da empresa em Apucarana também contou com a presença do vice-prefeito Júnior da Femac, do vereador Gentil Pereira, do secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope e do secretário Municipal de Obras, Herilvelto Moreno.

Atacarejo – Uma forma moderna de comércio em expansão no Brasil, o “atacarejo” une características das duas mais conhecidas e tradicionais formas de comercialização: o atacado e o varejo. O setor é hoje o que mais cresce no país. A precificação diferenciada é uma das principais características. As redes costumam cobrar dois preços para um mesmo produto: um mais barato para quem leva grandes quantidades e outro mais caro para quem leva menos.

Segundo dados da empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International, o canal “atacarejo” cresceu 11% no Brasil em 2017, movimentando R$48,4 bilhões em vendas para o consumidor final, enquanto o varejo alimentar como um todo, que inclui supermercados, hipermercados, lojas especializadas em alimentos/bebidas e lojas de conveniência, apresentou um crescimento de 3,7%. Com isso, o “atacarejo” ganhou mais relevância no varejo no Brasil e já representa 5% do total de vendas