Colégio Coronel José Luiz dos Santos é ocupado em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 18/10/2016
Colégio Coronel José Luiz dos Santos foi o nono ocupado em Apucarana - Foto: Colaboração de internauta

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana informou que o  Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo, em Apucarana (norte do Estado) não foi ocupado por estudantes, conforme  informado anteriormente. O NRE esclareceu que  pela manhã alunos realizaram passeata e foram até o colégio para protestar contra a reforma do ensino médio, proposta pelo governo de Michel Temer, mas não houve ocupação. Foi ocupado nesta terça-feira (18) o Colégio Coronel José Luiz dos Santos, o nono na cidade

Ontem já haviam sido ocupados em Apucarana o Colégio Estadual Vale do Saber, no Jardim Trabalhista, Colégio Estadual Cavalcanti Heitor Furtado, no Núcleo Habitacional João Paulo, e a Escola Estadual Professor Francisco Alves de Souza, no Parigot de Souza, foram ocupados. Também estão na mesma situação o Colégio Estadual Nilo Cairo, no centro da cidade, o Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis, o Colégio Estadual Padre José Canele, no Jardim Ponta Grossa, Colégio Estadual Polivalente, na Vila Operária, e o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, no Jardim Cidade Educação. 

Na região
São 22 escolas pública ocupadas na região de Apucarana. O movimento expandiu, além de Apucarana, Ivaiporã e Jardim Alegre, para Rio Bom, Sabáudia e Arapongas. Nas unidades estudam mais de 6.690 alunos, que estão sem aula. Nos colégios ocupados, os líderes dos movimentos realizam oficinas e aulões para o Enem, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. 

Protesto contra MP
As ocupações, coordenadas pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), são uma forma de protesto à MP746/2016, que prevê a reforma do ensino médio, e contra a PEC 241, que discute o congelamento de gastos públicos por 20 anos.

Com informações da Tribuna do Norte - Diário do Paraná