Apucarana foi destaque pela produção e desempenho da indústria do vestuário em evento promovido nesta sexta-feira (3), em Londrina, pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O polo de Apucarana é o que mais emprega neste segmento no Paraná. Na pauta também foram relatadas diversas iniciativas que podem ajudar no desenvolvimento das cidades. Uma delas, bastante abordada, foram ações das prefeituras, que visam ampliar as compras, via licitações, junto aos fornecedores de suas próprias cidades.
“Esta iniciativa foi adotada por Apucarana a partir de 2020 e, atualmente, já atingimos o patamar de 56% das compras feitas de empresas da nossa cidade ou da região”, relatou Edison Peres Estrope, secretário de indústria, comércio e emprego de Apucarana.
-LEIA MAIS: Vereadores de Apucarana aprovam nova política de educação integral
A importância do diálogo permanente entre as indústrias, prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal também foi destacada. “Em Apucarana temos várias ações e programas realizados em parceria com a indústria. Desde o Bonetizando, lançado pela Autarquia Municipal de Apucarana, passando pelo Programa Portas Abertas e os programas de crédito. Acreditamos que fortalecer as indústrias de Apucarana e da nossa região é fundamental para o crescimento do município”, afirma o prefeito Junior da Femac.
“Outra ação importante e que foi recomendada aos municípios é a atualização do plano diretor, como instrumento de desenvolvimento industrial e de todo setor produtivo. E, neste quesito, Apucarana também está avançando, com uma nova atualização do nosso Plano Diretor, com mudanças estratégicas para a construção civil e o comércio”, avalia o superintendente da Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, Adan Lenharo.
O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e contou com a participação do presidente da FIEP, Edson Vasconcelos; do Secretário de Estado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros; prefeitos Junior da Femac (Apucarana), Emerson Toledo (Cambira), Reinaldo Grolla (Lunardelli) e Marcelo Belinati (Londrina); além de deputados.
Representando Apucarana também participaram as empresárias Carmen Lúcia Isquierdo Martins (vice-presidente da FIEP) e Elizabete Ardigo (presidente do Sivale); os empresários Jaime Leonel, José Carlos Bittencourt e Gilberto Cavalini, além do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Wanderlei Faganello, e do consultor do Sebrae, Tiago Cunha.