Desde o início desta semana, está acontecendo a 4ª edição do Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária – Categoria Oficiais e Praças (CCPRC) – 2025, em Maringá. Ao todo, 63 policias militares de todo o Paraná e dois agentes de Minas Gerais estão participando das aulas.
LEIA MAIS: Opera Paraná zera filas de cirurgias de catarata na região da 16ª RS
O curso está previsto para acabar no próximo dia 28 e é composto por 14 disciplinas voltadas à atividade de policiamento rural. Nesse sentido, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi convidado para ministrar as aulas de “Instrução de Tiro”, na sede em Apucarana. “Nós temos o estande aqui preparado, de 50 metros de profundidade e 20 metros de largura, que é o ideal para o disparo de fuzil. As equipes da Patrulha Rural são habilitadas no fuzil calibre 556”, afirma o capitão Thiago Federovicz.
Ainda segundo o capitão, durante o treinamento é repassado a parte teórica, histórica, montagem e desmontagem do armamento. Já na fase prática, os instrutores focam na precisão e reação. “Na parte de precisão, a gente tem várias posições que os policias podem adotar. E na reação, a questão de confronto armado, de reação rápida dos nossos policiais militares”, explicou ele.
LEIA MAIS: Azul suspende voos em cidade do Paraná e gera indignação; entenda