Uma motoneta Honda Biz com alerta de roubo foi recuperada na noite desta quinta-feira (27), durante a Operação AIFU, realizada por policiais militares, guardas civis, agentes de trânsito e demais órgãos de fiscalização em Apucarana. O veículo estava estacionado irregularmente na calçada de uma conveniência na Avenida Itararé.
LEIA MAIS: NRE de Apucarana recebe mais de 1,6 mil chromebooks e headsets
Durante a fiscalização, após a verificação de placa, constou-se cidade diferente da cadastrada e durante inspeção minuciosa dos caracteres de identificação, agentes de trânsito identificaram sinais de adulteração no chassi e no motor da motoneta.
Um homem se apresentou no local como responsável e alegou ter adquirido o veículo em leilão, desconhecendo qualquer irregularidade além de pendências administrativas.
A equipe de agentes de trânsito, em contato com guardas civis, policiais militares e um policial rodoviário federal especialista em identificação veicular, confirmou que a motoneta era suspeita de ter sido roubada em Londrina, em 2018, e que circulava com uma placa pertencente a outro veículo.
A aplicação de solvente na carenagem revelou ainda que sua cor original era verde, condizendo com o veículo subtraído.
LEIA MAIS: PR antecipa vacinação contra gripe; região recebeu 11,4 mil doses
Diante dos fatos, o condutor e a motoneta foram apresentados por agentes de trânsito para a autoridade policial plantonista, com apoio de policiais militares e guardas civis, onde foi solicitada a perícia no veículo, e caso confirmada a placa verdadeira, o condutor responderá perante a justiça.
"Essas ações de fiscalização, são de extrema importância, não só pela fiscalização documental e administrativa, mas também para encontrarmos veículos oriundos de furto e roubo. Recentemente passamos por uma instrução junto a PRF, ministrada pelo PRF Sagati, que nos capacitou, para fazermos essas identificações e colaborar para que o bem roubado, seja restituído ao verdadeiro dono.
Fica o alerta a população, que ao adquirir um veículo, tome as devidas precauções e adquira de forma legal, pois os criminosos utilizam de várias artimanhas para ludibriar os compradores, que as vezes, estão comprando um produto fruto de ilícito.
Ações de segurança pública integrada entre os agentes de trânsito, guarda civil municipal e polícia militar, tem se mostrado cada vez mais efetiva, trazendo benefícios a população", destaca o Inspetor Felipe, Diretor operacional de trânsito.
A ação reforça a importância da integração entre os órgãos de segurança e fiscalização na manutenção da ordem pública e viária.