Tribuna do Norte Online

Diretores das Escolas e CMEIs de Apucarana tomam posse do cargo

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 28/03/2025
Solenidade ocorreu nesta noite de sexta no Cine Teatro Fênix Solenidade ocorreu nesta noite de sexta no Cine Teatro Fênix

Os novos diretores das 60 unidades municipais de ensino de Apucarana tomaram posse do cargo em solenidade coletiva realizada na noite desta sexta-feira (28) no Cine Teatro Fênix. Os diretores assumem após um processo de seleção que incluiu provas e consulta de servidores. Na solenidade, o prefeito Rodolfo Mota também anunciou o início do processo de instalação de ar-condicionado nas escolas e CMEIs, que será realizado, inicialmente em 10 unidades.

-LEIA MAIS: Obras do Hospital de Apucarana são entregues à prefeitura

Segundo o prefeito, a posse dos diretores marca uma nova etapa da educação municipal. “É o início de uma nova fase, de um novo momento encerrado após um processo de seleção transparente, com participação de servidores, que pela primeira vez foram consultados”, comentou antes de assinar o termo de designação dos diretores.

Os profissionais também assumem após um processo de transição realizado durante a semana, que contou com reuniões com os diretores e diretoras autuais, que tiveram mandato estendido por três meses para que o processo de seleção fosse viabilizado.

“Foram muitas reuniões, cursos e palestras por é um grande desafio cuidar de 13 mil alunos e são as diretoras que estão na linha de frente deste trabalho”, comentou.

O processo de escolha foi composto por cinco etapas: inscrição e envio da documentação exigida pelo Decreto 97/2025, aprovação em Prova de Méritos, Prova de Títulos, Avaliação Funcional de Desempenho do Servidor e Consulta Pública aos Servidores das instituições de ensino. Dos 114 candidatos aptos a concorrer, 38 foram aprovados ao final do concurso. A administração municipal indicou os novos diretores nas unidades de ensino que não tiveram candidatos aprovados.

AR CONDICIONADO

Na solenidade, o prefeito Rodolfo Mota também anunciou que a Prefeitura vai dar início a instalação de ar condicionado nas unidades. “O investimento nesta primeira etapa é de quase R$ 1 milhão e vamos priorizar, em um primeiro momento, as escolas e CMEIs onde constatamos que há maior necessidade, onde o desconforto térmico prejudica o desenvolvimento escolar”, disse.

A solenidade foi acompanhada pela secretária de Educação, Ana Paula Carmo, do vereador Moisés Tavares (PP), do deputado Do Carmo (União) e representantes da Autarquia Municipal de Saúde.