Saiba como surgiram as tradições e celebrações natalinas

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/11/2024
A origem do Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, figura central do cristianismo

O Natal tem suas origens em várias tradições e celebrações, que se misturam ao longo dos séculos com raízes tanto religiosas como culturais. Entenda abaixo como tudo começou

A origem do Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Segundo a tradição cristã, Jesus nasceu em Belém, na Judeia, em um estábulo, cercado por animais, sua mãe, Maria, e seu pai adotivo, José.

A data do nascimento do menino Jesus não é conhecida, mas a Igreja cristã estabeleceu o dia 25 de dezembro, por volta do século IV, durante o Império Romano. O que se sabe é que essa data pode ter sido influenciada pela festividade romana do Sol invicto, onde os pagãos comemoravam o aparecimento do sol após uma noite escura e fria de inverno.

- LEIA TAMBÉM: Veja quais são as origens dos enfeites de Natal

Nessa época, os romanos realizavam grandes festas, regadas por banquetes, músicas, danças e trocas de presentes. Durante essas comemorações, os cristãos estavam sendo influenciados pelas festas pagãs. Foi então que a Igreja escolheu o dia 25 de dezembro, que coincidia com a festa pagã para o nascimento de Cristo, substituindo assim os rituais pagãos.

Sendo que isso ajudaria a evitar que os cristãos se perdessem nas práticas não cristãs, que era adorar o deus sol, fazendo que eles se direcionassem na adoração a Cristo, como a única luz do mundo.

E na noite do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, comemora-se o nascimento de Cristo, com a Missa do Galo, onde os cristãos, à meia-noite, se curvam em oração, reflexão e adoração "àquele que veio para apascentar a humanidade". 

Em síntese, o Natal nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado da data, que vai muito além do consumismo e da troca de presente.