Os cristãos celebram nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, data em que remonta à visita dos reis magos - Baltasar, Gaspar e Melchior - ao menino Jesus, doze dias após seu nascimento. A origem da celebração remonta aos primeiros séculos do cristianismo, e é realizada no Brasil pela Igreja Católica, trazida pelos portugueses durante a colonização. A data também é conhecida ainda como Folia dos Reis, Terno dos Reis, Santos dos Reis e o Dia da Epifania, marcando a manifestação de Jesus Cristo como salvador de todos os povos.
Dia de Reis é baseado na narrativa bíblica dos magos que seguiram a estrela-guia para presentear o menino Jesus com ouro, incenso e mirra; na teologia cristã, os presentes trazidos refletem a realeza, a divindade e o sacrifício de Cristo, respectivamente.
A data também marca o fim do ciclo natalino, sendo o momento que as decorações natalinas são desmontadas. Além de desmontar a árvore de Natal e queimar as palhinhas, no Brasil as diferenças regionais tornam o Dia de Reis ainda mais rico. Essas celebrações mostram como as culturas locais ressignificam a tradição.
Além disso, o dia inspira a reflexão sobre generosidade e gratidão.
Assista:
Veja mais textos em meu blog. Clique aqui para acessar.
Com informações do site DOL.