Os enfeites de Natal têm raízes profundas que se misturam a diversas influências culturais. Inclusive, isso perdura ao longo dos séculos.
Segundo as tradições cristãs, falta pouco tempo para você decorar a sua casa para o Natal – não é à toa que as lojas estão recheadas de enfeites que fazem nossos olhos brilharem. Mas, aí, surge uma questão: como eles surgiram? Confira abaixo quais são as origens dos enfeites natalinos.
Panetone - uma das iguarias mais típicas do Natal, especialmente na Itália. Conhecido em Milão com o nome de panetto, que significa pão pequeno.
Peru - o peru também se tornou um prato essencial nas ceias de Natal. Nos Estados Unidos ,ele está ligado especialmente ao "Dia de Ação de Graças", porém, se popularizou no Natal, estando ligado à cultura Americana.
Presentes de Natal - a tradição de dar presentes de Natal tem raízes no Cristianismo, com a história dos três Reis Magos. Eles ofereceram ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra.
O ouro simboliza a realeza, e Jesus é a realeza do mundo, sendo o Rei dos reis. O incenso usado em cerimônias religiosas simboliza a divindade de Jesus e a ligação com Deus.
Já a mirra, uma resina usada na medicina e no embalsamento, representa a futura morte e sacrifício de Jesus.
Árvore de Natal - tem suas raízes na Alemanha medieval, onde as pessoas decoravam árvores para celebrar o solstício de inverno e a chegada da primavera. Sua forma triangular está associada à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Enfeites e Luzes - os enfeites de Natal se tornaram populares no final do século 19.
Papai Noel - tem sua origem baseada principalmente em São Nicolau, um bispo do século IV que era conhecido por sua generosidade.
Estrela do Natal - a estrela do Natal, que tradicionalmente fica no topo da árvore, tem uma forte conexão com o nascimento de Jesus, a qual guiou os três magos até o local do seu nascimento. Ela simboliza a luz divina que ilumina o mundo com a chegada de Cristo.
Presépio - o presépio ou cena natalina foi popularizado por São Francisco de Assis, lembrando o nascimento de Cristo de maneira humilde e simples.
Anjos - são frequentemente representados em presépios ou enfeites de árvores. Eles simbolizam as mensagens divinas e a proclamação do nascimento de Cristo aos pastores, conforme o Evangelho de Lucas.
Sinos de Natal - simbolizam alegria e anúncio do Nascimento de Cristo.
Cartões de Natal - surgiram no Reino Unido em 1843, sendo uma maneira de enviar saudações de Natal a amigos e familiares.
Flor de Natal - também conhecida como a flor do Espírito Santo, sendo de origem mexicana. Está associada a conexão do nascimento de Cristo.
Suas folhas vermelhas simbolizam o nascimento e morte de Cristo, sendo um símbolo de esperança, renovação e celebração do espírito cristão.
Essas tradições são formas de manter viva a fé, a esperança e a fraternidade que o Natal representa para muitas pessoas ao redor do mundo.
Deixe seu comentário sobre: "Veja quais são as origens dos enfeites de Natal"
O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.