CORRUPÇÃO NA GESTÃO BOLSONARO: DECLARA FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 28/06/2021
CORRUPÇÃO NA GESTÃO BOLSONARO: DECLARA FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Sexta-feira, 25 de junho de 2021, dia que a TV Senado se tornou mais emocionante e interessante que qualquer série da Netflix. Para quem ainda não acompanhou nenhuma das sessões da CPI do COVID, vale a pena arriscar. Com depoimentos cada vez mais reveladores, a CPI entrou, a partir da data supracitada, em uma nova e importante fase: revelações de corrupção e tentativa de desvio de dinheiro público dentro do Ministério da Saúde.

Tudo tem início com o comprometimento de um funcionário público, que protegido pela estabilidade, pode denunciar e trazer à tona problemas de pressão sobre ele para a assinatura de uma licença de importação da vacina indiana COVAXIN. Luis Ricardo Miranda é funcionário do Ministério da Saúde e é o responsável pela importação dos imunizantes.

Luis Ricardo é irmão do Deputado Luis Miranda do Democratas (DF). Ambos afirmam ter alertado Bolsonaro sobre irregularidades no contrato e pressão sofrida pelo responsável por seus superiores. Sem poder se reportar a uma autoridade acima dele no Ministério da Saúde, pediu ajuda ao irmão Deputado no intuito de revelar as inconsistências ao próprio presidente da república, que foi eleito com a bandeira anticorrupção. A conversa não saiu como esperado e as revelações vieram a tona.

Luis Ricardo não só foi desconsiderado, como tornou-se alvo de investigação por parte do governo. Pasmem, esse é o país que investiga o funcionário honesto que prejudica o processo de corrupção.

Humilde, técnico e responsável, essa é a imagem que tive do servidor depondo na CPI. Seu irmão, deputado, mostrou-se acuado e literalmente amedrontado pelas possibilidades de sofrer retaliações. Tudo muito suspeito...

Ao final das declarações, pressionado, Luis Miranda revelou que o presidente Bolsonaro citou o nome do deputado Ricardo Barros como possível envolvido no processo de negociação, fato que o mesmo negou via Twitter. Barros é paranaense, foi prefeito de Maringá, deputado pelo PP (partido que Bolsonaro foi membro de 2005 a 2016) e líder do governo na câmara. Ele já deu declarações polêmicas, especialmente no ataque aos profissionais de educação no mês passado (escreviuma matéria aqui no Blog sobre ele).

Enfim, uma coisa é certa: essa história tem muito a revelar... A pensar nos fatos associados que marcaram o final de semana, como o bloqueio de Luis Ricardo na base de dados do Ministério da Saúde (seu local de trabalho), o apagamento dos posts relacionados a compra da COVAXIN por deputados bolsonaristas (como Carla Zambeli, e outros), somado ao descontrole emocional do ocupante do palácio do planalto, que cada dia mais aproxima-se de ter um lapso nervoso, é praticamente certo que essa situação vai ser um dos capítulos mais reveladores da nossa Nova República.

Deixo em aberto para os palpites de vocês leitores!