MAIS LIDAS
VER TODOS

REGIÃO

Produtores discutem produção de mel no Vale do Ivaí, veja vídeo

Foi realizado nesta quarta-feira, 1º Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Mel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2023, 17:19:35 Editado em 30.08.2023, 17:19:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aproximadamente 500 produtores rurais de vários municípios do Vale do Ivaí participaram nesta quarta-feira (30) em Lunardelli do 1º Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Mel. Além de palestras o encontro promoveu debates técnicos com os principais temas ligados à produção, comercialização de mel e demais produtos das abelhas, além de questões ligadas à polinização e preservação das abelhas. O evento também trouxe exposição de produtos da apicultura.

continua após publicidade

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ficou surpreso com a quantidade de participantes, e o interesse pela atividade, e elogiou o evento em Lunardelli.

“Muito positivo para a região, mais uma cadeia que busca se organizar aqui no Vale do Ivaí, fruto do esforço técnico, da percepção política de vários prefeitos junto com o consórcio (CID Centro), que tem tudo para dar certo. Projeto que conta não só com a simpatia, mas com o apoio do Estado”, destacou Ortigara.

Aproximadamente 500 produtores rurais de vários municípios do Vale do Ivaí participaram nesta quarta-feira (30) em Lunardelli do 1º Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Mel. tnonline

continua após publicidade


Segundo o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, o seminário teve por objetivo incentivar a produção apícola na região, sendo uma alternativa de renda familiar, que têm mudado para melhor a vida de muitos agricultores. “O estado do Paraná é um dos principais produtores do mel do país, mas precisamos avançar na nossa região e criar alternativas para que o nosso produtor rural, o nosso apicultor, possa beneficiar sua produção e agregar mais valor. Hoje, por mais que tenhamos produção, ela é vendida a atravessadores bem abaixo do preço de mercado”, comenta.

LEIA MAIS: TJ-PR mantém prefeito Lauro Junior no cargo em Jandaia do Sul

continua após publicidade

Grola relatou ainda que os municípios da região contam com o Consórcio Intermunicipal CID Centro, que tem a certificação SISBI-POA, “nós podemos vender esse nosso mel para o Brasil inteiro, desde que tenha o beneficiamento e tenha uma garantia de procedência”, acrescenta.

Por conta disso, Lunardelli está implantando no município a Casa do Mel, que fará o processamento do produto. “Nós estamos reformando um espaço que vai abrigar a nossa Casa do Mel, que depois de totalmente equipada fará o processamento, vai beneficiar, embalar, vai ter rótulo, que agrega valor. A casa não é só para atender Lunardelli, porque poderia ficar ociosa, mas para atender a região”, enfatizou Grola.

Segundo o prefeito de Jardim Alegre, município vizinho de Lunardelli, José Roberto Furlan, com a produção do mel regularizada o produtor poderá sair do anonimato. “Hoje boa parte dos nossos produtores produzem no anonimato. Eles conseguem vender para o vizinho, para um amigo, mas não podem vender para o comércio, porque o mel que ele produz não produz o selo. Agora com esse apoio dos municípios e através do CID Centro, poderão conseguir a certificação necessária para a comercialização”, completou Furlan.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

Deixe seu comentário sobre: "Produtores discutem produção de mel no Vale do Ivaí, veja vídeo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!