MAIS LIDAS
VER TODOS

CID Centro

Selo Sisbi foi pauta de reunião do IDR e Adapar em Ivaiporã

Na oportunidade foi discutido a possibilidade de transformar a experiência exitosa do CID Centro em estratégia de Governo

Da Redação

·
Reunião aconteceu na sede a Campollo Frango Caipira
Icone Camera Foto por TN Online/Arquivo
Reunião aconteceu na sede a Campollo Frango Caipira
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2022, 09:42:59 Editado em 16.09.2022, 09:42:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor administrativo da Campollo Frango Caipira, Marcos Batista que também é um dos diretores da Associação Paranaense dos Estabelecimentos Aderidos ao SISBI (Apesisbi), recebeu na quarta-feira (14), em Ivaiporã, o diretor presidente da Adapar Otamir Cesar Martins e o diretor presidente do IDR Natalino Avance de Souza.

continua após publicidade

Na oportunidade eles conversaram sobre a possibilidade transformar a experiência do Consórcio Público Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro) em estratégia de Governo para outras regiões do Paraná.

O CID Centro é um dos oito consórcios públicos municipais brasileiros que receberam, o Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Atualmente o Consórcio Cid Centro atende 30 municípios na região Central do Estado e do Vale do Ivaí, com população aproximada de 500 mil habitantes.

continua após publicidade

“O Sisbi é uma equivalência da questão do serviço de inspeção e permite que as empresas que foram apontadas como detentoras do Sisbi, possam vender no país inteiro produtos de origem animal”, explicou Otamir, presidente da Adapar.

Segundo o presidente do IDR/PR, Natalino Avance, a ideia é ajudar os pequenos produtores a ter uma renda melhor, sem perder a segurança alimentar.

“Não resta dúvida que estamos num estado que pratica a melhor agricultura do Brasil por metro quadrado. É um estado rico, uma agricultura rica, mas temos ainda muitos pequenos agricultores, que não conseguiram acompanhar esse “boom” do desenvolvimento rural. O que nós estamos fazendo aqui é tentar estudar essa experiência exitosa do CID Centro, e de um empresário que está no ramo, para levar para outras regiões, para outros agricultores e a outras comunidades”, destacou Natalino.

continua após publicidade

De acordo com Marcos Batista, foi uma reunião muito produtiva. “Pudemos notar uma boa vontade do Governo do Estado em realizar uma política de desenvolvimento de pequenas empresas, baseado nos consórcios regionais. Essa conversa vai ser encaminhada junto ao Secretário de Agricultura numa segunda reunião, para que se possamos avaliar essa possibilidade de apoio governamental”.

A Campollo Frango Caipira foi uma das primeiras empresas brasileiras a receber o Sisbi-POA, que proporciona a autorização para vender em todos os estados do Brasil.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Selo Sisbi foi pauta de reunião do IDR e Adapar em Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!