Entretenimento

Caçada a ladrões revela antiga igreja da Terra Santa

Da Redação ·
 Mosaico da igreja do período Bizantino descoberto nas escavações
fonte: Menahem Kahana / AFP Photo
Mosaico da igreja do período Bizantino descoberto nas escavações

A perseguição a uma quadrilha de ladrões de túmulos levou à descoberta de uma antiga igreja nas proximidades de Jerusalém que talvez seja o local onde foi enterrado o profeta bíblico Zacarias, anunciaram as autoridades israelenses na quarta-feira (2).

continua após publicidade

A igreja, que fica no topo de uma colina, foi destruída por um terremoto há cerca de 1.300 anos e estava parcialmente enterrada até os detetives da Autoridade para Antiguidades de Israel --que perseguiam uma quadrilha de ladrões de objetos antigos-- perceberem um umbral bastante trabalhado despontando da terra.

Os ladrões fugiram - eles foram pegos alguns meses mais tarde perto dali -, mas, depois de semanas de escavação, os arqueólogos desenterraram o que sobrou da igreja. Do tamanho de uma quadra de basquete, ela ainda continha os pilares de mármore que desabaram e um piso de mosaico de 10 metros de comprimento praticamente intacto.

continua após publicidade

Debaixo do altar da igreja, há uma câmara de sepultamento que, segundo a Autoridade para Antiguidades, pode ter sido a tumba do profeta Zacarias, conhecido do livro de mesmo nome na Bíblia, escrito por volta de 520 a.C.

A hipótese, baseada em fontes cristãs e num antigo diagrama conhecido como o Mapa de Madaba, ainda não foi provada e ainda está em estudo, afirmaram eles.