Cotidiano

Sinais de rádio vindos do espaço impressionam cientistas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa: Rex/Yahoo Notícias
Imagem ilustrativa: Rex/Yahoo Notícias

Sinais de rádio vindos do espaço, conhecidos como “explosões rápidas de rádio”, que liberam grandes quantidades de energia na forma de raios gama, surpreendem e desafiam os cientistas a cada dia. Uma nova descoberta científica aponta que as “explosões rápidas de rádio” podem rivalizar com as supernovas no tocante ao total de energia liberada.

continua após publicidade

Radiotelescópios têm detectado estas explosões desde 2001. São vibrações de alta energia incrivelmente curtas, durando apenas alguns milissegundos e liberando a mesma quantidade de energia emitida pelo sol em um dia. Os cientistas já estavam perplexos com os sinais, e alguns chegaram até sugerir que tais vibrações poderiam até ser obra de inteligência extraterrestre. E recentemente pesquisadores descobriram um “estrondo” de raios gama, acompanhado do “assobio” da energia de rádio.

O assobio pode ser constatado por radiotelescópios posicionados na Terra, enquanto os raios gama são captados por satélites de alta energia, como o Missão Swift, da NASA. A descoberta pode indicar que os sinais vêm de duas estrelas de nêutrons, colidindo para formar um buraco negro.

continua após publicidade

Descoberta revolucionária
“Esta descoberta revoluciona nossa imagem das explosões rápidas de rádio, já que aparentemente algumas delas se manifestam tanto através do assobio quanto do estrondo,” Derek Fox, professor de astronomia e astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) e co-autor de estudo sobre explosões rápidas de rádio.

Com informações do portal Yahoo Notícias