MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Humanidade pode se extinguir neste século, sugere estudo de matemático

A afirmação de um catedrático em ciências exatas radicado no Instituto de Ciências do Cosmos da Universidade de Barcelona, na Espanha, sobre o futuro recente da humanidade, divulgada pelo The Independent, teve ampla repercussão na mídia internacional.De a

Da Redação

·
O cálculo sobre a possibilidade de apocalipse teria sido confundido com o inicio do fim e não com o fim propriamente dito. (Foto: Reprodução)
Icone Camera Foto por Reprodução
O cálculo sobre a possibilidade de apocalipse teria sido confundido com o inicio do fim e não com o fim propriamente dito. (Foto: Reprodução)
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.11.2016, 18:18:00 Editado em 20.11.2016, 18:42:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A afirmação de um catedrático em ciências exatas radicado no Instituto de Ciências do Cosmos da Universidade de Barcelona, na Espanha, sobre o futuro recente da humanidade, divulgada pelo The Independent, teve ampla repercussão na mídia internacional.

continua após publicidade

De acordo com estudo do matemático Fergus Simpson,existe uma probabilidade entre quinhentas de que a raça humana possa desaparecer ainda neste século. Segundo ele, a humanidade já superou metade de sua história, pois já nasceram mais da metade de todas as pessoas possíveis no planeta. 

Assim, ele descobriu que a velocidade com a qual nos reproduzimos é muito mais alta do que a de qualquer outro momento da história. "Isto reduz significativamente as nossas chances de sobrevivência", frisa.  A pesquisa de Fergus está amparada no argumento do dia do juízo final, uma teoria probabilística que torna possível prever o número de seres humanos que habitarão o planeta em qualquer momento do futuro com base no número de pessoas que vivem hoje

continua após publicidade

Previsão e risco
Desta forma, o o matemático calculou que o risco de verdadeiro apocalipse ao longo do século XXI é de 0.2%, o que implica que a probabilidade de que a nossa espécie não sobreviva neste século equivale a 13%. "Seria ingenuidade acreditar que o risco anual de uma catástrofe global é muito escasso, independentemente das inferências estatísticas mencionadas anteriormente", pontua.  

Mesmo assim, a conclusão traz mais otimismo que alguns estudos anteriores, acima de tudo, do astrônomo britânico Martin Rees, autor de 'A Nossa Hora final: Será o Século XXI o Último para a Humanidade?'. A obra de Martin sugere que há 50% de probabilidade de a raça humana desaparecer da Terra até o ano de 2100.

Com informações e foto do The Independent

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Humanidade pode se extinguir neste século, sugere estudo de matemático"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!