Cotidiano

NASA faz esclarecimento sobre vídeo de suposto OVNI interagindo com o Sol 

Da Redação ·
Esfera que supostamente interagiria com o Sol: NASA explica do que se trata - Foto: Facebook / Pamela Johnson
Esfera que supostamente interagiria com o Sol: NASA explica do que se trata - Foto: Facebook / Pamela Johnson

A captação recente de imagens feitas por satélites da NASA de um suposto misterioso objeto espacial redondo de cor azul interagindo com o Sol teve grande repercussão na mídia internacional e gerou polêmica entre renomados cientistas internacionais até que tudo fosse esclarecido pela agência espacial norte-americana, conforme publicação do The Mirror.  

continua após publicidade

A usuária do Facebook Pamela Johnson compartilhou o vídeo publicado no site oficial da NASA. Nas imagens é possível perceber o que Pamela classifica como suposto fenômeno em que o Sol interage com um estranho objeto redondo.  

As imagens foram feitas por satélites do Observatório de Reações Solares-Terrestres (STEREO).

continua após publicidade

Para Pamela Johnson, o Sol começou a interagir com a esfera azul em 15 de novembro, emitindo uma espécie de luz, com pequenas labaredas aparentes. No entanto, o The Mirror ressalta que algumas fotos não mostram nenhuma esfera. 

NASA faz esclarecimento sobre vídeo de suposto OVNI interagindo com o Sol  fonte: Reprodução

Entretanto, usuários das redes sociais manifestaram diversas opiniões sobre a situação: há quem diga que a esfera é um OVNI (objeto voador não identificado), qualificando-o de "evento excepcional". Já outros são mais ponderados quanto ao fenômeno, que "deve ser melhor avaliado.

continua após publicidade

Um comentarista escreveu: “Eu diria que é um planeta desgarrado, mas não o vemos se movendo e então ele desaparece.” Já um internauta cético disse: “Ok, se você me perguntar, a NASA nunca seria tão descuidada em permitir algo assim de alcançar o público. E parece que algo está projetando esta imagem no espaço, holográfica talvez ou o projeto blue beam.”

Explicação da NASA
Embora Pamela Johnson tenha chamado o objeto de ‘Esfera Azul’, a NASA explicou que não é nada disso. A agência espacial norte-americana relatou que “em ocasiões raras” o processador de imagem pode se tornar saturado, resultando em “imagens corrompidas”.  

Estas imagens são criadas a partir de um “grande número de exposições” agrupadas. Neste caso em particular, a imagem é somente o Sol, embora super exposto, declarou a NASA.

Com informações do The Mirror