Cotidiano

Cientistas miram descoberta de planeta misterioso no Sistema Solar

Da Redação ·
Centistas esperam localizar em breve a posição exata de mais um planeta so Sistema Solar - Imagem ilustrativa - Pixabay
Centistas esperam localizar em breve a posição exata de mais um planeta so Sistema Solar - Imagem ilustrativa - Pixabay

Cientistas radicados no Hawai (Estados Unidos) com a auxílio do telescópio Subaru, instalado no arquipélago de Mauna Kea, trabalham exaustivamente, junto com pesquisadores da Califórnia, para confirmar a existência de mais um planeta no Sistema Solar, conforme publicação da Space.com.

continua após publicidade

Dois renomados astrônomos, Michael Brown e Konstantin Batygin, informaram ter conseguido calcular a localização do misterioso nono (ou décimo, se contamos Plutão) planeta do Sistema Solar, que está a 41 bilhões de quilômetros do Sol e tem um peso dez vezes maior que a Terra. Batygin e Brown tentam conseguir mais disponibilidade de tempo de observação no telescópio. 

Os cientistas solicitam cerca de 20 noites de observação, um período considerável de tempo em um poderoso instrumento que está constantemente em uso."É um pedido significativo em comparação com o que outras pessoas geralmente obtêm para [usar] o telescópio", pontuou Brown.

continua após publicidade

GIGANTE GASOSO
Supõe-se que o "gigante gasoso" (planeta) seja quase tão grande quando Netuno e orbita a bilhões de quilômetros de distância da órbita do oitavo planeta: longe o bastante para levar de 10 mil a 20 mil anos para dar uma volta completa em torno do sol.

Os pesquisadores basearam a descoberta do Planeta 9 em cálculos matemáticos e modelagem computadorizada, e anteciparam sua descoberta via telescópio, que deve acontecer dentro de cinco anos ou menos.

Cientistas miram descoberta de planeta misterioso no Sistema Solar fonte: Reprodução