A jovem Helen Ramazzotte, de 18 anos, será a única representante brasileira a disputar o Campeonato Mundial Juvenil de Xadrez na categoria feminina. Helen é de Arapongas e atual campeã brasileira na categoria sub 18. O campeonato será realizado na Itália, em novembro. Conhecido como um jogo de estratégia e que demanda grande concentração mental, o xadrez foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, mas não participa das Olimpíadas.
LEIA MAIS: Empresários de Arapongas visitam ambientes de inovação em Londrina
A modalidade tem uma federação esportiva internacional reconhecida (FIDE) e olímpiadas próprias, disputadas a cada dois anos. Helen começou a jogar xadrez aos 9 anos, incentivada pela família. Seus pais, tios, primos e o irmão são adeptos da modalidade e, inclusive, eles costumam treinar aos finais de semana, durante os encontros familiares. Confira matéria sobre a família aqui.
AÇÃO ENTRE AMIGOS
A participação em um campeonato mundial tem alto custo de despesas e, por isso, familiares e amigos de Helen estão organizando uma campanha para ajudar a cobrir parte dessas despesas. Quem puder contribuir, a chave pix é 4043907@vakinha.com.br. ou 104.095.859-12.
Deixe seu comentário sobre: "Araponguense vai representar o Brasil em Mundial Juvenil de Xadrez"