Forças de segurança de Apucarana saíram às ruas nesta terça-feira (15), para uma segunda fase da Operação Blackout, que visa coibir a receptação de fios de cobre e alumínio no município. Participam da operação policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e agentes de Fiscalização da Prefeitura de Apucarana.
Segundo a Polícia Militar, a operação desta terça-feira foi realizada em quatro alvos, entre estabelecimentos de comercialização de sucatas e residências de pessoas conhecidas por comprar sucatas e recicláveis. A operação não constatou a ocorrência de crimes nos locais e três autos de infração foram emitidas pela equipe da prefeitura, além de duas notificações. Em dois dos locais fiscalizados na operação foram recolhidos dois quilos de fios de cobre e pouco mais de um quilo de alumínio, sem comprovação de origem. Na cidade há uma lei que proíbe a comercialização de fios de cobre.
A Polícia Militar informou ainda que as investigações no âmbito da operação continuam, envolvendo Polícia Civil, Guarda Municipal Civil e Prefeitura de Apucarana. Segundo a PM, muitas informações sobre locais que compram fios de cobre tem sido repassadas às forças policiais por populares.
Na última quarta-feira (9), operação semelhante cumpriu oito mandados de busca e apreensão em locais suspeitos, resultado na apreensão de 80 kg de material sem procedência. Nesta terça-feira, a operação cumpre quatro mandados expedidos pela comarca local.
O furto de fios de cobre é um problema recorrente em Apucarana e também em toda região. Só a prefeitura de Apucarana, em levantamento divulgado recentemente, calcula um prejuízo de R$ 200 mil causados por furtos de fiação.
Um balanço da operação deve ser apresentado no final desta tarde, mas há notícia de confirmação de apreensão de material sem procedência.
Deixe seu comentário sobre: "Força-tarefa realiza nova operação contra comércio de fios"