Apucarana

Força-tarefa realiza nova operação contra comércio de fios

Segunda fase da Operação Blackout visa localizar pontos de venda e armazenamento irregular de fios elétricos; assista.

Da Redação ·

Forças de segurança de Apucarana saíram às ruas nesta terça-feira (15), para uma segunda fase da Operação Blackout, que visa coibir a receptação de fios de cobre e alumínio no município. Participam da operação policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e agentes de Fiscalização da Prefeitura de Apucarana.

continua após publicidade

Segundo a Polícia Militar, a operação desta terça-feira foi realizada em quatro alvos, entre estabelecimentos de comercialização de sucatas e residências de pessoas conhecidas por comprar sucatas e recicláveis. A operação não constatou a ocorrência de crimes nos locais e três autos de infração foram emitidas pela equipe da prefeitura, além de duas notificações. Em dois dos locais fiscalizados na operação foram recolhidos dois quilos de fios de cobre e pouco mais de um quilo de alumínio, sem comprovação de origem. Na cidade há uma lei que proíbe a comercialização de fios de cobre.

A Polícia Militar informou ainda que as investigações no âmbito da operação continuam, envolvendo Polícia Civil, Guarda Municipal Civil e Prefeitura de Apucarana. Segundo a PM, muitas informações sobre locais que compram fios de cobre tem sido repassadas às forças policiais por populares.

continua após publicidade

Na última quarta-feira (9), operação semelhante cumpriu oito mandados de busca e apreensão em locais suspeitos, resultado na apreensão de 80 kg de material sem procedência. Nesta terça-feira, a operação cumpre quatro mandados expedidos pela comarca local.

O furto de fios de cobre é um problema recorrente em Apucarana e também em toda região. Só a prefeitura de Apucarana, em levantamento divulgado recentemente, calcula um prejuízo de R$ 200 mil causados por furtos de fiação.

Um balanço da operação deve ser apresentado no final desta tarde, mas há notícia de confirmação de apreensão de material sem procedência.

 null - Vídeo por: Reprodução