A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que congrega 26 cidades da microrregião polarizada por Apucarana, terá três mulheres prefeitas a partir de janeiro de 2025, contra duas do atual mandato.
- LEIA MAIS: Câmara de Apucarana terá "caras novas" a partir da próxima legislatura
No pleito municipal deste domingo foram eleitas Ana Lúcia (MDB), de Cambira, com 2030 votos, que superou outra candidata Relaine do Maurílio (Agir), que fez 907 votos, e o Coxa (PP), que fez apenas 414 votos; Rosana do Ná (Republicanos), de Bom Sucesso, foi eleita com 2.323 votos; e Elaine Ferreira (PL), de Marumbi, se elegeu com 2.125 votos.
As atuais prefeitas Carla Emerenciano (PSD), de São João do Ivaí, e Maria Regina Della Rosa Magri (PSD), de São Pedro do Ivaí, tentaram a reeleição, porém não conseguiram. Carla Emerenciano obteve 3.560 votos, perdendo a para o ex-prefeito Fábio Hidek (União Brasil), eleito com 3.695 votos. Já Maria Regina teve 2.647 votos, sendo superada pelo seu adversário Rildo da Padaria (MDB), que obteve a vitória com 2.866 votos.
Outras mulheres foram candidatas a prefeita na região, porém foram superadas pelos seus adversários. Jane Reis (PT), candidata a prefeita de Apucarana, obteve 3.876 votos, ficando na quarta colocação.
Soeli de Souza (MDB), de Arapuã, somou 1.306 votos, perdendo para o ex-prefeito Mané Salvador (PSDB), que foi eleito com 1.499 votos. Tânia Macedo (PSD), candidata a prefeita apoiada pelo atual prefeito Hermes Wicthoff (PSD), obteve 2.624 votos, perdendo a disputa para o candidato Givanildo Lopes, o Giva (União), que fez 3.357 votos.
Por Edison Costa