Câmera registra acidente entre trem e ônibus da Apae em Jandaia; veja

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 09/03/2023
Imagens mostram momento exato do impacto: cenas fortes

Uma câmera de segurança registrou o momento da batida entre um ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma composição férrea, em Jandaia do Sul, norte do Paraná, no início da tarde desta quinta-feira (9). O acidente causou a morte de duas meninas adolescentes e deixou pelo menos seis crianças feridas. Assista o vídeo abaixo: 

As imagens mostram o ônibus atravessando a linha férrea às 11h39, momento que é atingido em cheio pelo trem. No vídeo também é possível visualizar que pelo menos três vítimas foram arremessadas para fora do ônibus. O número, contudo, pode ser maior, já que as imagens das câmeras captaram apenas um ângulo do acidente. Veja:    

- LEIA MAIS: Pai vai ao local do acidente com ônibus da Apae e encontra filha morta

A Polícia Civil de Jandaia do Sul informou que está ouvindo testemunhas do acidente, que o motorista já prestou depoimento e disse que não viu o trem se aproximar. As imagens devem ser utilizadas na investigação das causas. A colisão aconteceu na Rua Presidente Kennedy, na localidade da Vila Rica, e mobilizou um grande aparato de socorro. Todas as entradas de acesso estão interditadas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana, assim como apoio aéreo e ambulâncias de municípios vizinhos prestaram apoio no local.

O veículo era ocupado por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jandaia do Sul. De acordo com informações apuradas no local pelo TNOnline, o coletivo transportava aproximadamente 28 pessoas. Todos os passageiros estavam sentados, e seriam crianças de 1 ano de idade até pré-adolescentes, além de duas monitoras da instituição e o motorista. 

- LEIA MAIS: Motorista de ônibus da Apae de Jandaia do Sul é ouvido é liberado

SUPORTE

A Prefeitura Municipal providenciou suporte psicológico e assistência social aos familiares das vítimas. As famílias foram reunidas no Auditório da Praça do Café, onde receberão o suporte necessário. Conforme informações apuradas junto a assessoria de gabinete, o prefeito Lauro Junior acompanha a situação de perto. Assim que foi informado sobre o acidente, ele seguiu para o local e permanece no Hospital Nossa Senhora de Fátima prestando apoio às vítimas e familiares.  

POLÍCIA OUVE MOTORISTA

O motorista do ônibus da Apae foi ouvido e liberado pela Polícia Civil. De acordo com informações do delegado Carlos Paravidino Machado, o homem que tem 43 anos, relatou que não viu o trem se aproximar por causa do mato alto nas imediações da linha férrea. O condutor do ônibus também afirmou que não ouviu o sinal sonoro ao se aproximar. Leia a matéria completa.