Quem é Kat Torres, influenciadora condenada por tráfico humano

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 17/07/2024
Kat Torres está presa no Brasil desde novembro de 2022

O caso da influenciadora brasileira Katiuscia Torres Soares, 34 anos, chamou atenção nas últimas semanas após a mulher ser condenada a oito anos de prisão por tráfico humano e trabalho análogo à escravidão.  Mais conhecida como Kat Torres, ela foi sentenciada pelo juiz Marcelo Luzio Marques Araújo, da 10ª Vara Federal fluminense, do Rio de Janeiro.

-LEIA MAIS: Xuxa entra na Justiça para despejar inquilino por dívida de R$ 14 mil

A “falsa guru”, como ficou conhecida, está presa no Brasil desde novembro de 2022. Ex-modelo e influenciadora paraense, natural de Belém, ela começou a ser investigada em 2022 após duas jovens brasileiras serem dadas como desparecidas nos Estados Unidos.

Com a repercussão, uma terceira vítima da influencer procurou a polícia e também o FBI nos EUA. Segundo reportagem da BBC, as investigações levaram os policiais a  encontrar perfis das mulheres desaparecidas em sites de prostituição. Foi o quando o caso começou a ser tratado como tráfico humano.

Kat Torres fez trabalhos como modelo, no exterior,  para Victoria's Secret, L'Óreal entre outras grifes. Em 2017, ela chegou a publicar o livro A Voz, que teria inspiração em vozes que apareciam na sua cabeça e comunicações de alienígenas, conforme a própria disse em entrevista para a Rede TV na época.

A influencer foi tema de reportagem do Fantástico de novembro de 2022 e passou a se definir com life coach, ofertando um curso no qual prometia evolução espiritual e sucesso nas finanças e em relacionamentos amorosos. O curso atraiu novas vítimas.

Segundo as investigações, a falsa coach recrutava jovens nas redes sociais que iam morar com ela nos Estados Unidos.  Ao todo,  sete denúncias foram apresentadas contra a brasileira

Em entrevista ao jornal Zero Hora, o advogado de Kat, Rodrigo Menezes, informou que recorreu da decisão e diz que sua cliente é inocente.