A nova tarifa da Companhia Paranaense de Energia (Copel) entra em vigor neste sábado (23). O reajuste é de 10,96% para o consumidorresidencial, que representa a maioria dos clientes da empresa.
Válido pelos próximos 12 meses, o aumento afeta mais de 5 milhões de clientes da distribuidora em 394 municípios paranaenses.
-LEIA MAIS: Prefeitura de Maringá é condenada por morte de criança em UPA
Os índices variam conforme o tipo de atendimento. Os consumidores industriais e de comércios de grande porte (alta tensão) terão as tarifas reajustadas em 8,31%. Já as contas de luz das unidades de consumo de baixa tensão, o que inclui residências e pequenos comércios, terão aumento de 11,73%, em média. Assim, a média de reajuste é de 10,5%.
No caso específico das residências, que somam a maioria dos consumidores da companhia paranaense, as tarifas da Copel serão elevadas em 10,96%.
Segundo a Copel, o reajuste de 2023 reflete a Conta Crise Hídrica e da Conta Covid, além de custos como a compra e o transporte da energia, encargos, impostos e subsídios definidos por lei. Desde 2019, segundo a companhia, a Copel reduziu a tarifa em dois anos.
A nova tarifa foi aprovada na última terça-feira (20) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).