Cerca de 41% dos empresários do Paraná estão otimistas, enquanto 5% muito otimistas, com relação ao desempenho da indústria para o ano de 2024. É o que aponta a 28º Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (19) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
LEIA MAIS - Presidente da Fiep analisa vantagens do Nova Indústria Brasil
Os dados totais apontam que 41% dos entrevistados se encontram em posição neutra sobre o tema, enquanto apenas 11% está pessimista e 1% muito pessimista no que se refere ao desempenho da indústria para o próximo ano.
A apresentação dos dados que compõem a maior pesquisa feita com empresários do setor industrial paranaense, contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Vasconcelos e do gerente de Desenvolvimento Industrial e Social da Fiep, Marcelo Percicotti.
Com relação as perspectivas e estratégias de investimentos para 2024, a pesquisa apontou que cerca de 90% dos empresários pretendem realizar novos investimentos. As prioridades nesse sentido são: melhoria de processos, produtos ou serviços, redução de custos de produção, prospecção de mercados e ampliação da capacidade produtiva.
A Sondagem Industrial também apontou que 75% dos entrevistados acreditam que a conjuntura econômica nacional, como inflação e taxa de juros, possuí alto impacto no desempenho dos negócios da indústria para 2024. O tema foi seguido pela agenda de reformas, impacto da corrupção, conjuntura econômica internacional e a segurança energética/hídrica.
Fechando as categorias analisadas, a pesquisa também constatou que 47% das indústrias participantes apontaram que possuem a intenção de exportar no próximo ano, tendo com destaque para a exportação de outros produtos e máquinas e equipamentos.
Já em relação às importações, 52% dos industriais afirmaram ter a intenção de importar em 2024, com destaque para a importação de insumos e matérias-primas, seguido de máquinas e equipamentos.