Setor de serviços cresce 5,7% no Paraná

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 14/10/2024
Os dados foram divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O setor de serviços acumulou alta de 5,7% no Paraná nos últimos 12 meses. O resultado foi impulsionado pelo fortalecimento do turismo no Estado, entre outros segmentos, como o imobiliário. Os dados foram divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços, o Paraná é o estado que registrou o maior crescimento no setor de serviços em todo o Brasil no acumulado em 12 meses. O crescimento médio no país ficou em 1,9% no mesmo período.

- LEIA MAIS: PR oferta remédio à base de canibidiol para esclerose múltipla

Com o resultado expressivo, a receita nominal dos serviços no Paraná aumentou 10,1% no período.

O setor de serviços mantém a tendência de crescimento também no acumulado entre janeiro e agosto deste anos, com alta de 3,7% – um ponto percentual acima à média nacional.

Turismo paranaense se destaca no setor de serviços

A pesquisa do IBGE aponta que todos os segmentos de serviços registraram um forte crescimento no período acumulado em 12 meses no Paraná. A maior alta foi registrada pelo segmento classificado pelo IBGE como outros serviços, que aumentou 8,2% entre setembro de 2023 e agosto de 2024. Esta segmentação engloba atividades imobiliárias e serviços financeiros, gestão de resíduos, esgoto, descontaminação, entre outros.

Na sequência, os maiores crescimentos ficaram por conta dos serviços profissionais, administrativos e complementares (7,1%), serviços de informação e comunicação (6,3%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,7%) e serviços prestados às famílias (3,9%).

O turismo paranaense, por sua vez, acumulou alta de 6,3% no período entre setembro de 2023 e agosto de 2024. A atividade turística no Estado cresceu mais do que o dobro da variação nacional no período, que foi de 2,5%.

Em relação à receita dos estabelecimentos que prestam serviços turísticos, a pesquisa mostra que o Paraná teve alta de 11,8% no acumulado em 12 meses.

Com informações: Paraná Portal